Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes

A Clínica-Escola Mundo Autista de Araguaína adquiriu um novo método de diagnóstico constituído por dois testes: Autism Diagnostic Observation Schedule – Second Edition (ADOS-2) e Autism Diagnostic Interview-Revised (ADI-R). O modelo é considerado o mais preciso e facilita o acesso do autista aos benefícios públicos.

De acordo com o membro da Associação Mundo Autista e médica da clínica, Luciana Sant’ana de Souza, o teste é excelente para diagnósticos do autismo leve ou moderado, que são os casos mais difíceis de obter a confirmação. “É um avanço muito grande em Araguaína, o único lugar no Tocantins com esse método. Como é o que existe de mais novo, facilitará muito a vida dos usuários para obter os benefícios, como o do INSS, por exemplo”, explicou Luciana.

O ADI-R é um inquérito de 93 perguntas que são feitas a mãe da criança, quando as suspeitas do autismo são mantidas, é aplicado o ADOS-2, que são dez brincadeiras. “Esse teste é feito a partir de um ano de idade e pode ser aplicado também em adolescentes e adultos, confirmando casos que antes eram impossíveis. As brincadeiras são diferentes de acordo com a idade e se o paciente fala ou não. Nós observamos e vamos quantificando para chegar ao diagnóstico”.

Ainda segundo a médica, esse exame pode custar mais de R$ 4 mil se realizado em clínicas particulares. Para ter acesso a uma consulta da Clínica-Escola Mundo Autista de Araguaína, é necessário primeiro um encaminhamento nas Redes Municipais de Saúde e Educação. “Há um protocolo nas escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS), que realizam diagnósticos específicos em cada área. Quando a suspeita é mantida, então, essas crianças são encaminhadas para cá”.

Clínica Mundo Autista

Em 2016, foi fundada a Associação Mundo Autista em Araguaína. No mesmo ano, a Prefeitura de Araguaína criou a Clínica-Escola Mundo Autista, a terceira no Brasil e primeira na região Norte.  Administrada pela associação, a clínica atende a aproximadamente 450 pessoas com algum grau de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e cerca de 200 usuários, com terapias e consultas médicas, atendidos mensalmente. O novo método já aplicado em 10 crianças, oito tiveram confirmação de autismo.