Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

Foto: Esequias Araújo

Executivos da empresa de tecnologia NEC Latin America S.A. apresentaram ao Governo do Tocantins, nesta quinta-feira, 12, o projeto Smart City ou Cidade Inteligente, que consiste no uso intensivo de tecnologias de comunicação e informação em áreas urbanas e na utilização eficiente dos recursos naturais.

“Por contar com rede de fibra ótica em todo o seu território, o Tocantins tem todas as condições de receber esse projeto”, disse o executivo da NEC, Ernani Uemura.

De acordo com os executivos, o modelo Cidade Inteligente é bastante utilizado no mundo, mas ainda é novo no Brasil. O sistema abrange as áreas de vigilância urbana, a análise de comportamento e a segurança da população como um todo, seja no trânsito ou na vida cotidiana. “O sistema consiste não só no monitoramento por meio de câmeras, mas também no processamento e na análise de grande quantidade de informações, que são colocadas à disposição do Poder Público, ajudando no trabalho das polícias, na mobilidade urbana, no atendimento à saúde e à educação”, completou Ernani Uemura.

De acordo com a empresa, Araguaína será modelo nesse sistema. Lá, o projeto está bem adiantado com a distribuição da rede de fibra ótica em toda a cidade. 

A ideia colocada para o governo é levar o sistema para as principais cidades do Estado. O Governo demonstrou interesse na proposta e deixou o canal aberto com os empresários, para estudos de abrangência e viabilidade econômica do projeto.