Saúde

Em uma realidade cada vez mais conectada, é inevitável que as relações sociais e profissionais também estejam a cada momento mais presentes no mundo online. Sob este mesmo viés, a modalidade de sessões de psicologia ou terapia online tem se tornado cada vez mais comum, seja pela facilidade de acesso ou mesmo pela maior discrição que o atendimento virtual pode proporcionar. Este serviço, já oferecido por psicólogos em Palmas, tem sua eficácia comprovada por estudos.

Segundo a APA (Associação Americana de Psicologia) “a tecnologia pode contribuir para uma evolução em como as pessoas recebem psicoterapia ou em como trabalham com um psicólogo”, confirmando não somente a credibilidade do método, mas também a sua legitimidade. Para se ter uma ideia, somente em Palmas há pelo menos 17 profissionais de psicologia que oferecem este tipo de atendimento online listados em MundoPsicologos.com.

Para quem ainda não sabe como funciona, a modalidade online é tão simples quanto parece: a pessoa interessada conversa diretamente com o especialista através da internet, sem a necessidade de se submeter aos impasses da locomoção ou da exposição, dois receios comuns eliminados pela tecnologia. Além disso, há a vantagem de poder contar com o atendimento de um profissional altamente qualificado de forma rápida e segura.

Já quanto à eficácia das terapias online, um estudo realizado pela Universidade de Minesota comprova que, além de apresentar os mesmos resultados que as sessões presenciais, as sessões de terapia ou psicologia online garantem uma maior economia, seja para quem busca o serviço (pois costuma ser mais barato que o presencial) ou mesmo em termos estruturais para quem o oferece. Em outra publicação da Universidade Linköping na Suécia, os pesquisadores concluíram que o atendimento online é tão eficaz quanto a sessão física convencional quando se refere ao tratamento de depressão, no entanto, por se tratar de uma modalidade nova salientam também que mais pesquisas podem ser necessárias ao longo do tempo.

Dentro do espectro das consultas, muito além de auxiliar no tratamento de depressão, agressividade, alcoolismo e outros quadros psicológicos, as sessões de terapia online podem ter diversas finalidades, tal como o aperfeiçoamento profissional, prática que já vêm sendo incentivada ao redor do mundo por empresas para melhorar a produtividade de seus funcionários. Como exemplo, em entrevista ao jornal canadense The Globe and Mail, Lindsay Killam, diretora de uma startup que oferece tratamentos pela web, relata que as sessões de psicologia online “quebram todas as barreiras que um tratamento tradicional pode ter”. Ressalta ainda que as “pessoas podem ter acesso (à terapia) mesmo em áreas rurais, ou no escritório durante a jornada de trabalho”.

Outro empreendedor da área de saúde via web, Martin Perry, relata que a maioria das pessoas que busca por atendimento psicológico online é parte da geração Y, termo que se refere a todos os nascidos após 1980 até meados de 1990. “Saúde mental é algo que os funcionários querem”, relata ao periódico canadense. Diz ainda que o fato das sessões online facilitarem que os funcionários busquem por ajuda “reduz o absenteísmo e aumenta a moral da equipe”.

Com isso, a tendência é de que cada vez mais pessoas optem pela modalidade de atendimento psicologico ou terapia online, uma vez que implica em resultados congruentes com o tratamento convencional físico, além das diversas facilidades e conveniências do decorrer do método. Para quem planeja buscar por atendimento psicológico online ou presencial, é importante antes verificar se o profissional escolhido está devidamente cadastrado e autorizado a exercer a profissão nos órgãos regulamentadores de cada região.