Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cumprindo agenda administrativa em Brasília (DF), a prefeita Cinthia Ribeiro visitou nesta terça-feira, 24, a sede do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), onde foi recebida pela representante da entidade no Brasil, Claudia Valenzuela. Participaram também do encontro o secretário de Governo, Eduardo Mantoan, os gerentes de projetos David Melo e Bernardo Bahia e assessora de parcerias do Unops, Camila Meireles.

O objetivo da visita à sede do Unops foi para se inteirar sobre outras linhas de atuação de cooperação técnica internacional que podem ser acessadas pela administração de Palmas para aplicação na área de infraestrutura e gestão de projeto.

“Fiz questão de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo Unops, pois temos interesse em ampliar a parceria com essa instituição de renome internacional. Ter obras de infraestrutura gerenciadas por este órgão é sinal de credibilidade e garantia de uma boa governança do investimento, atendendo assim as exigências das instituições de controle e do próprio cidadão, que quer transparência e qualidade nos investimentos públicos”, disse a prefeita Cinthia Ribeiro.

Na Capital, o Unops está acompanhando a construção do Núcleo de Apoio Integral da Criança e do Adolescente (NAI), na modalidade Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), em parceria com o Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça.

Parcerias

Na última quinta-feira, 19, Prefeitura de Palmas recebeu uma equipe do Unops, liderada pelo gerente geral de projetos Jack Cameleq, que apresentou as possibilidades de parceria que podem ser celebradas com o escritório da ONU e orientou sobre a concepção de projetos de captação de recursos, desde a fase de licitação, até a construção de obras.

Ele explicou que o objetivo do órgão é a disseminação de conhecimento e auxílio ao desenvolvimento integral das comunidades, por meio da otimização tanto da captação, quanta do emprego de recursos.

Unops no Brasil

No Brasil, o Unops apoia governos em diferentes áreas por meio de acordos de cooperação técnica. Com uma equipe com especialistas, o escritório transfere conhecimentos, garantindo que recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e transparente e que os projetos sejam geridos com foco em sustentabilidade. (Secom Palmas)