Polí­tica

Foto: Divulgação O vereador se reuniu com a deputada federal Professora Dorinha, a vice-reitora e a diretora de Tecnologias Educacionais da UFT O vereador se reuniu com a deputada federal Professora Dorinha, a vice-reitora e a diretora de Tecnologias Educacionais da UFT

Nessa quarta-feira, 25, o vereador Léo Barbosa (SD) se reuniu com a deputada federal Professora Dorinha, a vice-reitora e a diretora de Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Ana Lúcia Medeiros e Suzana Gilioli, para discutir a implantação de cursos da instituição, no distrito de Taquaruçu.

O objetivo é implantar cursos na modalidade de educação à distância (EAD), através do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), que atualmente oferece cinco graduações, entre licenciaturas e bacharelado, e três pós-graduações.

Para Barbosa, o projeto ampliará a democratização do acesso ao ensino superior para muitas pessoas da região. “Esta será uma grande alternativa educacional para Taquaruçu, Buritirana, nossa zona rural e até mesmo cidades vizinhas. Estamos reunindo esforços para que esta iniciativa tenha êxito", disse.

De acordo com a professora Suzana Gilioli, o primeiro passo para que o projeto seja efetivado é a transformação de Taquaruçu em polo, através de solicitação à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). "Hoje são 16 polos em funcionamento e cinco em processo de implantação no Tocantins. Nosso objetivo é expandir cada vez mais e temos bastante interesse de que também dê certo em Taquaruçu", ressaltou Gilioli.

Ainda segundo Barbosa, a solicitação a CAPES já foi encaminhada pelo município e o projeto também contará com o apoio do Governo do Estado para ser concretizado. “Demos início ao processo de organização da documentação e contaremos com o empenho do nosso vice-governador Wanderlei Barbosa para a implantação, o mais breve possível, do polo em uma das nossas escolas do distrito", completou o parlamentar.