Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Um grupo de pioneiros de Palmas e do Tocantins comemoraram na manhã desta quarta-feira, 1º de agosto, o aniversário de 90 anos do ex-governador Siqueira Campos. O grupo organizou um café da manhã típico tocantinense e um sarau com a participação de artistas da terra e da banda da Polícia Militar.

Dezenas de pioneiros amigos do ex-governador prestigiaram o evento, como o primeiro vice-governador e ex-deputado federal Darci Martins Coelho, o atual comandante da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa, e quatro ex-comandantes, coronéis Luiz Cláudio Benício, Benvindo de Sousa Sobrinho, Janílson Veras Barbosa e Osvaldo Mota, este último o primeiro comandante da PM do Tocantins, representantes da Polícia Civil, ex-secretários do Estado, prefeitos, lideranças políticas e empresariais.

Siqueira Campos chegou para o evento acompanhado pela esposa, Marilúcia Uchoa Siqueira Campos, dos filhos Eduardo Siqueira Campos e Francisco Henrique Siqueira Campos, nora e netos. O deputado Eduardo Siqueira Campos fez uso da palavra em nome dos familiares e relembrou a luta do ex-governador como empresário e político até chegar ao sonho maior de lutar pela criação do Tocantins e sua capital, Palmas.

O ex-governador, visivelmente emocionado, agradeceu a surpresa e se disse eternamente agradecido aos presentes e ao povo tocantinense, que participou e lhe apoio em todas as fases da luta pela criação e consolidação do Estado do Tocantins. Siqueira Campos disse também que a homenagem revigorou seu desejo de continuar prestando serviço ao povo tocantinense, confirmando sua pré-candidatura a senador nas próximas eleições.

Missa de Ação de Graças

Ainda em comemoração à data especial, logo mais, juntamente com a família, o ex-governador participará de uma missa de ação de graças que será celebrada no Santuário Nossa Senhora de Fátima na Quadra 308 Sul em Palmas às 19h30.

Programação

Durante a homenagem foi desenvolvida a seguinte programação:

- Canto de parabéns

- Apresentação da música “Avante Camaradas”, pela banda da Polícia Militar

- Leitura de texto homenagem e entrega de obras sobre a criação do Tocantins e de Palmas, de autoria do jornalista Luiz Espíndola de Carvalho, entre outras obras em parceria com a também jornalista Marli Santos

- Apresentação da música “Canção de Amor a Palmas”, pelo seu autor, Braguinha Barroso

- Apresentação de um “Pioneiro Mirim”

- Apresentação dos Catireiros de Natividade

- Apresentação da primeira criança que nasceu em Palmas

- Apresentação do cantor Diomar Naves, interpretando o “Pai Nosso”

- Explanação de Jota Filho sobre a criação do grupo e reativação da Associação dos Pioneiros de Palmas

- Apresentação da música “Passarim do Jalapão”, pelo seu autor, Dorivã Borges

- Entrega ao ex-governador de uma muda de Pau Brasil, que será plantada por Siqueira Campos na Praça dos Girassóis, onde será colocado uma placa referente ao momento histórico

- Apresentação da música “Hino ao Tocantins”, pelo seu autor, Genésio Tocantins

- Encerramento das apresentações musicais com a execução do hino “Avante Camaradas”, pela banda da Polícia Militar