Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação O curso contou com a participação de 15 alunos incluindo produtores e trabalhadores rurais O curso contou com a participação de 15 alunos incluindo produtores e trabalhadores rurais

Esse final de semana foi finalizado no município de Formoso do Araguaia, mais um curso de “Trabalho na Operação e Manutenção de Tratores e Implementos Agrícolas”, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O curso contou com a participação de 15 alunos incluindo produtores e trabalhadores rurais.

A capacitação foi realizada através de uma parceria com o Sindicato Rural de Formoso do Araguaia, coordenado pela presidente Euripedes Martins Costa, e tem como principal objetivo, atender a demanda dos participantes com informação e assistência técnica qualificada.

Foi abordado durante o curso, conhecimento dos componentes e sistemas do trator, como a manutenção permitirão ao operador executar as diversas tarefas e operações agrícolas, tornando os alunos aptos a exercer suas funções de forma correta e segura, bem como segurança no trabalho, simbologia e identificação do sistema, ajustes e regulagens de grade, ajustes de trator, lubrificação e prática de forma adequada do equipamento.

Segundo o instrutor, Gibson Neres Rufo, ele falou que é fundamental, como precaução nessa atividade, que o operador esteja familiarizado com todos os comandos e controles da máquina, e que a realização desse curso irá proporcionar exatamente isso, a profissionalização nesse ramo para aquela região”, finalizou Gibson.