Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Dia D de vacinação acontece no dia 18 de agosto

Dia D de vacinação acontece no dia 18 de agosto Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Dia D de vacinação acontece no dia 18 de agosto Dia D de vacinação acontece no dia 18 de agosto

Palmas está abaixo da cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo preconizada pelo Ministério da Saúde. Até o momento, segundo a central de vacinas do município, apenas 10% das crianças de 0 a 12 anos incompletos foram vacinadas durante a primeira semana da campanha de vacinação.

A baixa procura é preocupante já que o município tem que garantir a vacinação de pelo menos 95% das crianças nesta faixa etária para manter uma margem segura de imunização. Segundo a secretaria municipal de saúde, a meta é vacinar mais de 17 mil crianças até o dia 31 de agosto.

Para cumprir a meta as vacinas estão disponíveis nas 32 salas de vacinação que ficam nos Centros de Saúde da Comunidade do município. Para vacinar as crianças é preciso apresentar o cartão de vacinação e um documento de identificação.

As salas de vacina funcionam das 7h às 17h. No próximo sábado, 18 de agosto, acontece o dia D de vacinação e toda as salas de imunização deverão estar abertas.

Campanha

A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo ocorre simultaneamente em todo o país. Há pouco mais de um mês o Ministério da Saúde divulgou números que indicam que pelo menos 312 cidades no país apresentam alto risco de reintrodução da poliomielite por causa da baixa cobertura vacinal em crianças de até 1 ano de idade.

Entre os municípios em risco estão dois do Tocantins, Sandolândia, onde o índice de cobertura vacinal é de 3,77; e Riachinho, onde a cobertura vacinal chega a 7,58.