Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Fomentar o setor produtivo na área da piscicultura e motivar os agricultores para o aumento da produção é o que Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), vem promovendo, por meio da Gerência de Perca e Aquicultura. Com este propósito, nessa quarta-feira (15), a partir das 14h, o órgão realizará o 1º Encontro da Piscicultura do Território Nordeste, que acontecerá na sede da Câmara Municipal Itacajá.

De acordo com um dos organizadores, o extensionista rural Pericleon Alves Rocha, existem diversos piscicultores na região e a produção de peixes vem crescendo bastante, tendo o Ruraltins, orientado e acompanhado de perto, essa evolução.

“Realizamos toda a mobilização dos agricultores para atender aos que fazem parte do território nordeste, sendo a proposta do Ruraltins, dá um retorno referente às ações do censo da piscicultura que está sendo realizado na região e em todo estado. A ideia tirar dúvidas, mostrar os tipos de produção e incentiva os agricultores para que conheçam novas técnicas e aumentem sua produção, o respeito às leis ambientais e o melhor, promover o aumento dessa produção, para que possam também comercializar via Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), conhecido no estado, por Compra Direta da Agricultura familiar e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ambos do Governo Federal”, comentou o extensionista, reforçando que para realização deste evento, conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Itacajá e da Câmara dos Vereadores e que aguarda a participação de todos os envolvidos com a cadeia da piscicultura. 

Renan de Souza, engenheiro de pesca do Ruraltins de Araguaína, será um dos palestrantes, que abordará sobre o processo de implantação de projetos para criação de peixes e também normas legais como, licenciamento ambiental, outorga d’água para não caírem na ilegalidade.