Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação As vagas são específicas para atuação na linha temática de Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade As vagas são específicas para atuação na linha temática de Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade

Estão abertas de 16 a 26 de agosto de 2018, as inscrições do processo seletivo para voluntário no Projeto Quelônios do Tocantins do Programa Voluntário pela Natureza, conforme Edital nº 02/2018 do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Os interessados devem realizar as inscrições pela internet, por meio de formulário disponível no endereço eletrônico.

O projeto se desenvolve no Parque Estadual do Cantão, uma das unidades de conservação de proteção integral de responsabilidade do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e são oferecidas 12 vagas, sendo 8 de preenchimento imediato e 4 de cadastro reserva. O período das atividades do projeto será de 3 de setembro a 20 de dezembro de 2018. O candidato poderá escolher o tempo de atuação no projeto optando em realizar suas atividades pelo período mínimo de 30 dias e máximo de 120 dias, conforme especificado no formulário de inscrição.

Requisitos

As vagas são específicas para atuação na linha temáticade Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade no Projeto Quelônios do Tocantins, com manejo das espécies Tartaruga-da-Amazônia (P. expansa) durante o período reprodutivo, que acontece de agosto a dezembro, no Parque Estadual do Cantão e entorno.

Para participar da seleção, são exigidos alguns pré-requisitos, como ser maior de 18 anos; ter formação ou estar matriculado em cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação nas áreas de biologia, oceanografia, veterinária, engenharia ambiental, educação ambiental ou áreas afins; ser comunicativo, proativo, saber trabalhar em equipe e ter interesse pela conservação da biodiversidade e dos recursos naturais entre outras habilidades; além de possuir noções básicas de informática e habilidades com as redes sociais.

Programa e Ação

De acordo com o edital são quatro os objetivos do programa, entre eles, promover, incentivar e valorizar o trabalho voluntário nas Unidades de Conservação; incentivar a participação da sociedade na gestão, no manejo e na conservação da biodiversidade; promover a experiência prática da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais aos voluntários; e aprimorar conhecimentos e habilidades dos voluntários.

A ação tem como objetivo a recuperação e manutenção das populações de quelônios nas áreas naturais através do monitoramento das principais utilizadas pelas tartarugas; coletar dados; e realizar estimativas de eclosão de filhotes e de ovos inviáveis, além de outros dados e informações pertinentes e as atividades exigem conhecimento de informática.

As informações fornecidas no formulário são de responsabilidade do candidato; o cadastro duplicado será desclassificado; só participarão os cadastros com preenchimento completo; a seleção será realizada pela equipe de técnicos da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas/Naturatins, responsáveis pelo Projeto Quelônios do Tocantins e pelo Programa Voluntário pela Natureza; a escolha dos candidatos será realizada de acordo com a análise das respostas do pretendente no formulário de seleção.

Resultados

O resultado da seleção será divulgado até o dia 29 de agosto de 2018, no site; os candidatos selecionados deverão, em até 3 (três) dias úteis após a publicação dos resultados, confirmar seu interesse à vaga através do e-mail voluntariopelanatureza@gmail.com , enviando em anexo o Termo de Adesão (Modelo Naturatins) ao programa, preenchido e assinado.

Mais Informações

Outros detalhes da seleção, informações sobre contrapartidas do Naturatins e condições gerais, leia o Edital nº 02/2018 no site do Naturatins, no atalho do menu rápido da página, sob o título Publicações e editais.

Dúvidas

Podem ser obtidas na sede do Naturatins, na Quadra 302 Norte, lote 03, Alameda 01, CEP 77006-336, Palmas – TO, por telefone ou no e-mail voluntariopelanatureza@gmail.com.