Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

O curso será ministrado em parceria com a  Escola Superior de Gestão Penitenciária do Tocantins

O curso será ministrado em parceria com a Escola Superior de Gestão Penitenciária do Tocantins Foto: Ascom Seciju

Foto: Ascom Seciju O curso será ministrado em parceria com a  Escola Superior de Gestão Penitenciária do Tocantins O curso será ministrado em parceria com a Escola Superior de Gestão Penitenciária do Tocantins

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Escola Superior de Gestão Penitenciária do Tocantins (Esgepen), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), oferecerá o curso de Sistema e Gestão em Segurança Pública para os servidores do Sistema Penitenciário do Tocantins. O curso será ministrado na modalidade de Ensino à Distância (EAD) e as inscrições serão realizadas através de um formulário que será disponibilizado pela internet. O período para as inscrições será do dia 20 a 22 deste mês de agosto.

Serão ofertadas 50 vagas para os servidores do Sistema Penitenciário do Tocantins que estejam exercendo cargo de direção de unidade prisional, bem como diretores e gerentes que compõem a Superintendência do Sistema. As aulas iniciam no dia 27 e terá carga-horária de 60 horas.

O curso articula a história das instituições de segurança pública, o conhecimento prático dos profissionais da área e o cenário atual da sociedade brasileira, com o objetivo de promover uma gestão estratégica, fundamentada na modernidade, na integração e na democracia, que possa subsidiar um modelo de gestão de segurança pública baseado na premissa da participação cidadã e da valorização, respeito e promoção dos Direitos Humanos.

Conforme o gerente da Esgepen, Rodrigo Araújo, a matriz curricular do curso e a certificação são emitidas pela Senasp, certificação essa de reconhecimento nacional. O diretor explicou que a não conclusão no curso implica no impedimento de realizar cursos pela Sistema e Gestão em Segurança Pública durante 12 meses. “A participação dos diretores e gerentes é de suma importância para aperfeiçoamento da gestão prisional do nosso Estado”, ressaltou.

Recomenda-se que os interessados tenham disponibilidade de 5 a 7 horas por semana para leitura dos módulos e materiais complementares, pesquisas, realização de exercícios e interação com tutor e demais estudantes. O conteúdo programático é composto por: Módulo 1- A constituição da organização policial no Brasil; Módulo 2- O sistema brasileiro de policiamento; Módulo 3- Gestão de segurança pública; Módulo 4- Minas Gerais: o arranjo institucional do sistema de segurança pública: um caso a ser estudado. Mais informações ligar na Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Tocantins (Esgepen).