Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O trailer do curta-metragem “Menina Bonita de Trança”, idealizado pelos alunos da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva em Palmas/TO sob a direção do cineasta Nival Correia, concorre ao 46º Festival de Cinema de Gramado. O vídeo concorre na categoria Concurso Interativo de Trailers, Clipes & WEBDOCS, que conta com votação online, até a próxima terça-feira, 21.

Para votar, basta acessar a página oficial do Festival na página do concurso para trailers, por meio do endereço http://www.festivaldegramado.net/concurso-interativo/. Cada pessoa pode participar da votação interativa apenas uma vez e é imprescindível o preenchimento de dados pessoais, como CPF, nome completo e data de nascimento. A categoria “trailer” conta com a concorrência de 24 produções, de produtores de todo Brasil.

Conforme Nival Correia, apenas o fato de concorrer ao festival já é uma grande vitória. “O Festival de Cinema de Gramado é simplesmente o mais importante da categoria em todo o País, com um grande reconhecimento internacional. Ter o trailer produzido em nosso Estado com os nossos estudantes em um festival deste porte nos enche de orgulho”, declara o diretor.

Com roteiro e interpretação dos estudantes da rede municipal de Palmas, o filme conta com releitura de profissionais do audiovisual tocantinense, com apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP) e Secretaria Municipal de Educação.

Sinopse

Menina Bonita de Trança é a refilmagem do curta de mesmo nome que foi inteiramente idealizado e filmado por alunos da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva e venceu a edição de 2017 do Festival Você na Tela, realizado pela Fundação Cultural de Palmas e Secretaria Municipal de Educação. No roteiro assinado pelos alunos e adaptado pelo diretor Nival Correia e a professora Ana Kamila, a menina Tatá, que perde o hábito de ler livros, pois não consegue largar o smartphone, se depara, na biblioteca da escola, com a Menina Bonita, uma espécie de espírito da leitura.

O trailer, que concorre no renomado festival foi feito pela produtora Fábrica Produções com o objetivo de despertar a curiosidade no público. Além de alguns detalhes sobre a sinopse do curta, o vídeo revela um pouco do trabalho de pós-produção que inclui tratamento de cor, efeitos visuais, montagem das cenas e algumas notas da trilha musical original, que é assinada pelo músico Markinhos Rocha.