Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Exames de ecocardiograma são ofertados no Hospital de Doenças Tropicais da UFT

Exames de ecocardiograma são ofertados no Hospital de Doenças Tropicais da UFT Foto: Daianni Parreira

Foto: Daianni Parreira Exames de ecocardiograma são ofertados no Hospital de Doenças Tropicais da UFT Exames de ecocardiograma são ofertados no Hospital de Doenças Tropicais da UFT

A “ultrassonografia do coração”, exame intitulado por ecocardiograma é ofertado aos pacientes do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em Araguaína (TO). O serviço era terceirizado e foi inserido à rotina do hospital no primeiro semestre de 2018, após contratação do profissional especialista no concurso.

As modalidades disponibilizadas são: ecocardiograma transtorácico (adulto e infantil) e o ecocardiograma fetal, que permite ver o coração do bebê dentro da barriga da mãe. O exame é utilizado na avaliação de sopros cardíacos, dor torácica e outras diversas doenças sistêmicas que afetam o coração, inclusive algumas doenças infecciosas que podem dar repercussão no coração, conforme explicou o médico especialista em cardiologia pediátrica e ecocardiografia, Marcio Miranda Brito.

O especialista explicou ainda que o exame é simples, sem efeitos colaterais, sem dor, e bem semelhante ao ultrassom. “O coração é um órgão dinâmico, então, o procedimento permite a visualização tanto da anatomia, como da funcionalidade do coração, a fim de verificar seu correto funcionamento”, concluiu.

Os atendimentos são direcionados aos usuários internados e aos ambulatoriais que necessitam de acompanhamento para avaliar como está a função do coração. Os médicos da instituição, principalmente os cardiologistas quando detectam alguma alteração no órgão, encaminham o paciente para a realização do exame.

Perfil do Hospital

O HDT-UFT é um hospital universitário, de pequeno porte que oferta serviços especializados no tratamento de doenças infectocontagiosas e parasitárias, e o expediente é realizado por meio de encaminhamentos oriundos dos serviços de saúde que compõem a Rede de Atenção à Saúde (RAS).

O serviço de ecocardiograma é atribuição da Unidade de Apoio Diagnóstico, vinculado ao Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico e poderá ser ofertado para a RAS do Estado do Tocantins após a contratualização.

Sobre a Ebserh

Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.