Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Além do exame preventivo, as mulheres poderão fazer teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis

Além do exame preventivo, as mulheres poderão fazer teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis Foto: Jacson Pina

Foto: Jacson Pina Além do exame preventivo, as mulheres poderão fazer teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis Além do exame preventivo, as mulheres poderão fazer teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis

O Centro de Saúde da Comunidade Santa Fé realiza nesse sábado, 25, das 8 às 17 horas, o mutirão de exame preventivo de colo de útero para mulheres entre 25 e 64 anos.

Serão realizados também testes rápidos para as infecções sexualmente transmissíveis (ISTS) que são hepatites B e C, HIV e Sífilis, palestras e sorteio de brindes. Para ter acesso aos exames basta levar documentos pessoais e o cartão do Sistema Único de Saúde - o cartão SUS.

De acordo com a enfermeira Carla Cristiana de Oliveira, o mutirão tem por objetivo atender aquelas mulheres que pela rotina de trabalho não conseguem ir ao centro de saúde durante a semana. “Essa ação visa mobilizar e facilitar o acesso ao exame, principalmente para as mulheres de 25 a 64 anos, faixa etária alvo de rastreamento. Além do exame, elas receberão orientações sobre as ISTS e o uso do preservativo, câncer de mama e útero, aconselhamento pré-teste e alimentação saudável”, ressaltou a enfermeira, informando que todos os servidores do CSC estarão envolvidos no mutirão que tem o apoio dos grupos condutores de oncologia e infectocontagiosa. (Semus)