Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Jacson Pina Além do exame preventivo, as mulheres poderão fazer teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis Além do exame preventivo, as mulheres poderão fazer teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis

O Centro de Saúde da Comunidade Santa Fé realiza nesse sábado, 25, das 8 às 17 horas, o mutirão de exame preventivo de colo de útero para mulheres entre 25 e 64 anos.

Serão realizados também testes rápidos para as infecções sexualmente transmissíveis (ISTS) que são hepatites B e C, HIV e Sífilis, palestras e sorteio de brindes. Para ter acesso aos exames basta levar documentos pessoais e o cartão do Sistema Único de Saúde - o cartão SUS.

De acordo com a enfermeira Carla Cristiana de Oliveira, o mutirão tem por objetivo atender aquelas mulheres que pela rotina de trabalho não conseguem ir ao centro de saúde durante a semana. “Essa ação visa mobilizar e facilitar o acesso ao exame, principalmente para as mulheres de 25 a 64 anos, faixa etária alvo de rastreamento. Além do exame, elas receberão orientações sobre as ISTS e o uso do preservativo, câncer de mama e útero, aconselhamento pré-teste e alimentação saudável”, ressaltou a enfermeira, informando que todos os servidores do CSC estarão envolvidos no mutirão que tem o apoio dos grupos condutores de oncologia e infectocontagiosa. (Semus)