Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Energisa, por meio do projeto de eficiência energética Nossa Energia, participa nesta quinta-feira, 23, da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmas. O caminhão do projeto estará na APAE (Quadra 706 Sul) com palestras para os alunos e pais da entidade, dicas sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica. Uma atração à parte são os experimentos físicos com energia, que ensinam de maneira lúdica, os cuidados com o uso da energia.

No caminhão do Nossa Energia, os pais ou responsáveis pelos alunos da APAE também poderão fazer o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e obter descontos entre 10% e 65% na conta de luz, dependendo da faixa de consumo. Eles poderão ainda, participar de palestras sobre economia de energia, Tarifa Social, composição da conta de luz, os perigos das ligações clandestinas, segurança, colaboradores PNE, acidentes de trânsito envolvendo postes e dicas de atendimento.

Domingos Pinto Costa Júnior, analista de Eficiência Energética, destaca a importância da ação. “Essa será uma oportunidade para que as crianças aprendam de forma lúdica os conceitos básicos da eletricidade, além de ensinar como economizar energia e desta forma reduzir não só a conta de luz, mas também os impactos ambientais. Para os pais, teremos palestras sobre a conta de luz e segurança.”

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída para abrir debates e junto com a sociedade refletir sobre o dever da igualdade para inclusão. Todos os anos, o evento acontece de 21 a 28 de agosto. Neste ano, o tema da semana é "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas", a ideia é reafirmar no contexto desse movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida se seus filhos.

Alankardek Moreira, diretor de Relações Institucionais da Energisa, enfatizou que a participação da empresa no evento reforça o compromisso da concessionária com a comunidade. “Estamos sempre à disposição para contribuir com a sociedade levando informações, prezando principalmente pela transparência. Os temas abordados fortalecem a cidadania, a exemplo do entendimento da conta de luz”.

Parceria

A Energisa é parceira da APAE há 15 anos, com a arrecadação de doações para a entidade por meio da conta de luz. A presença da Energisa na casa de mais de 530 mil consumidores em todo o Estado amplia a campanha de arrecadação da APAE para custear o atendimento aos assistidos da entidade.

Nossa Energia

Cerca de 116,5 mil unidades consumidoras localizadas nos 139 municípios atendidos pela Energisa Tocantins são beneficiadas pela Tarifa Social, sendo que 10,7 mil foram cadastradas em 2018. Só este ano, a concessionária já substituiu mais 30 mil lâmpadas, e até o final deste ano deve trocar mais 33 mil.