Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o nome “Menina Bonita de Trança”, o curta-metragem, que venceu esta semana o Concurso Interativo de Trailers, Clipes & Webdocs do Festival de Cinema de Gramado, foi originalmente idealizado por alunas da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva. Elas participaram do Festival Você na Tela, da Fundação Cultural de Palmas, e ganharam a regravação de seu filme. No festival em Gramado, Menina Bonita de Trança foi escolhido como melhor trailer, com 3.500 votos. Os prêmios do festival serão entregues na noite deste sábado, 25 e o trailer ainda terá sua exibição no Canal Brasil, por dois meses. 

A releitura do filme foi feita por profissionais do audiovisual tocantinense, com direção de Nival Correia, produção da Fábrica Produções, co-produção da MZN Filmes, Spatium Audiovisual e Gadita Filmes, e apoio da Fundação Cultural de Palmas e da Secretaria Municipal de Educação.

O trailer do Menina Bonita de trança, vencedor no Festival, foi produzido com o objetivo de despertar a curiosidade do público. Além de alguns detalhes da sinopse, o vídeo revela um pouco do trabalho de pós-produção, que inclui tratamento de cor, efeitos visuais, montagem das cenas e algumas notas da trilha musical original, que é assinada pelo músico Markinhos Rocha.

Sinopse

Menina Bonita de Trança é a refilmagem do curta de mesmo nome que foi inteiramente idealizado e filmado por alunos da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva e venceu a edição de 2017 do Festival Você na Tela, realizado pela Fundação Cultural de Palmas e Secretaria Municipal de Educação. No roteiro, assinado pelos alunos e adaptado pelo diretor Nival Correia e a professora Ana Kamila, a menina Tatá, que perde o hábito de ler livros, pois não consegue largar o smartphone, se depara, na biblioteca da escola, com a Menina Bonita, uma espécie de espírito da leitura.

O filme ainda concorrerá em outros festivais antes de ser apresentado ao público.