Campo

Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR), realizou na semana que passou, mais um curso de Trabalhador na Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, Gabinado e com GPS, no município de Pedro Afonso, o treinamento aconteceu em parceria com Sindicato Rural e a Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso (COAPA).

O objetivo do curso é capacitar e preparar o trabalhador rural para o mercado de trabalho e empregar técnicas corretas na operação, na regulagem e na manutenção de tratores agrícolas. 

A realização das capacitações atende a uma demanda de produtores rurais de vários municípios do Tocantins, em especial os que trabalham na produção de grãos. Os instrutores que estão ministrando esses cursos foram capacitados pelo Senar, única instituição autorizada para ofertar este tipo de qualificação profissional no Tocantins. Foram capacitados neste treinamento, 11 trabalhadores rurais, o curso tem carga horária de 40 horas/aula, entre teóricas e práticas.

O instrutor Emerson André Maronez Fagundes explicou que na operação de tratores com cabine e GPS, os alunos aprenderam a operar o trator agrícola, que é uma atividade que envolve também o GPS. “Ministrei tudo sobre uma tecnologia muito empregada no campo e que vem evoluindo a passos largos, os alunos aprendem a fazer desde a configuração do aparelho, as dimensões da máquina que será utilizada, e a fazer pontos A e B para obtenção de uma “reta” no campo, a fim de obter um alinhamento correto no espaçamento entre passadas. Eliminado o erro operacional, aumentando a eficiência em Hectares trabalhado/Hora e a economia de combustível em litros/hectare”, disse.

Por: Redação

Tags: Coapa, Senar, campo