Cultura

Foto: Divulgação

Os alunos da Escola Estadual Luiz Nunes Oliveira, no distrito de Buritirana, recebem nesta próxima quinta-feira, 30, sessão de cinema com produções regionais. A Mostra Cine Buriti exibirá, de 9 às 15 horas, os curtas-metragens Dona Romana (Hellen Lopes), Circo Social Os Kaco (Marco Aurélio Jacob), Amor Perfeito (Fábio D’Abadia) e Giro da Folia de Cima (João Luiz Neiva).

A Mostra Cine Buriti é uma realização do projeto Telas em Cena, que conta com patrocínio da Fundação Cultural de Palmas, por meio da Premiação a Iniciativas Culturais para o desenvolvimento da Rede de Pontos de Cultura da Política Nacional de Cultura Viva do Município de Palmas.

Responsável pelo projeto, o produtor Nival Correia considera que a Mostra é um importante meio de valorização para o audiovisual no Tocantins, bem como uma oportunidade de acesso a bens culturais para os estudantes. “Muitos desses estudantes nunca foram ao cinema e a Mostra Cine Buriti leva até o ambiente deles o acesso a produções audiovisuais”, conta Nival Correia.

Coordenadora do Cine Buriti, a produtora cultural Stella Antunes explica que a Mostra leva aos estudantes a oportunidade de assistir filmes realizados na região, com abordagens de histórias e fatos da cultura local tocantinense. “Contribuindo assim para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes, na formação de novos públicos espectadores do audiovisual e como incentivo aos novos realizadores do Tocantins”, ressalta.

Sinopses

Dona Romana (Helen Lopes): Romana, Dona Romana, Mãe Romana, um romance nativitano, a profetisa da cidade de Natividade. A artista espiritualista, a religiosa sem religião, de todas e com as religiões, seus guias e entidades. No limite da narrativa, da fé, da razão, a experiência que a orienta é de um sentido outro. Esse documentário é a sua casa, sua feição, seus caminhos, contados por ela mesma, a voz que sorri e desata o peso dos nós, nossos.”

Circo Social Os Kaco (Marco Aurélio Jacob): Um distrito marcado pela violência e vulnerabilidade social abre os braços para a cultura e a arte circense. Uma transformação gradativa que há tempos multiplica sorrisos e alegria na envolvente magia que os ensinamentos e as apresentações circenses despertam. Amor Perfeito (Fábio D'Abadia): A combinação de duas coisas fantásticas do interior do Tocantins: o biscoito Amor Perfeito, e o casal responsável pela feitura, pela realização desse biscoito que já é um patrimônio cultural e material do Tocantins.

Giro da Folia de Cima (João Neiva): Durante 30 dias grupo de foliões giram pelo sertão do município de Monte do Carmo, levando a mensagem do Divino Espírito Santo.

Programação

9 horas: Circo Social Os Kaco (Marco Aurélio Jacob)

15 horas: Dona Romana (Helen Lopes)

11 horas: Amor Perfeito (Fábio D'abadia)

14 horas: Giro da Folia de Cima (João Neiva)