Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Ascom Ruraltins

Foto: Ascom Ruraltins

Famílias rurais de baixa renda do município de Lagoa da Confusão, a 216 km de Palmas/TO, recebem, nessa sexta-feira, 31, ações do Projeto Oportunidade, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado Tocantins (Ruraltins), com recursos provenientes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O projeto tem viés totalmente social, beneficiando mais de 800 famílias rurais de baixa renda, em todo Estado. Em Lagoa da Confusão, o lançamento do Projeto Oportunidade será às 8 horas, na sede da Câmara Municipal e atenderá pequenos agricultores cadastrados de acordo com o perfil estabelecido no projeto.

A iniciativa tem por objetivo prestar assistência técnica aos pequenos agricultores de baixa renda, com foco na gestão da propriedade e desenvolvimento tecnológico, com ciclos de capacitação priorizando as cadeias da mandioca, mel, leite, bovinos de corte e leite, caprinos, ovinos, frutas e aves.

A coordenadora geral da ação, a extensionista rural Lara Neiva, disse que diversas atividades já foram feitas, beneficiando mais de 800 famílias. “Desde que iniciamos o Oportunidade, já realizamos mais de quatro mil visitas a propriedades rurais, cadastramos os agricultores de acordo com o estabelecido na proposta de trabalho, prestamos assistência técnica, orientamos e elaboramos os projetos produtivos, em todas as regiões, nas áreas de bovinocultura, criação de galinha caipira, produção de hortaliças, processamentos de frutas em doces, licores e compotas, já com o Selo de Inspeção Municipal (SIM)”, comentou a coordenadora, reforçando que tudo isso está aliado às ações de inclusão social que as famílias precisam.

Para o extensionista rural Victor Hugo Praxedes, que atende os agricultores da região de Lagoa da Confusão, os produtores esperavam ansiosos pelo inicio das atividades. “Aqui em Lagoa da Confusão, estão cadastrados, por enquanto, oito agricultores, seguindo o perfil estabelecido no projeto. A partir de agora vamos iniciar a elaboração dos projetos produtivos e demais atividades de assistência técnica. Entre os projetos mais procurados, estão a criação de galinha caipira, produção de hortaliças e bovinocultura.

A unidade do Ruraltins em Lagoa da Confusão foi inaugurada recentemente e já conta com diversas ações voltadas para a produção e inclusão social.