Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O senador Ataídes Oliveira (PSDB) conseguiu garantir junto ao Ministério dos Direitos Humanos, em Brasília/DF, 52 kits com automóveis e equipamentos para reforçar o trabalho dos conselhos tutelares de todas as regiões do Tocantins.

Os conselhos tutelares foram criados em 1990, a partir da implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Vinculados às prefeituras, eles têm um papel de zelar pelos direitos básicos de meninos e meninas em situação de risco. O problema é que boa parte dos conselhos não têm equipamentos nem condições mínimas de trabalho para apurar denúncias de abusos, maus tratos, abandono e exploração de trabalho infantil, entre tantas outras.

“Temos obrigação de proteger nossas crianças e nossos adolescentes. E para isso é preciso apoiar ao máximo os Conselhos Tutelares”, argumenta o presidente estadual do PSDB, Ataídes Oliveira, candidato à reeleição ao Senado. 

Automóvel

Cada kit é composto por um automóvel zero quilômetro, cinco computadores, um bebedouro, um refrigerador e uma impressora multifuncional. Uma estrutura que faz toda a diferença na hora de receber as denúncias e atender às crianças e adolescentes em situação vulnerável.

“Agora conseguimos apurar as denúncias num tempo bem mais curto. Nos casos de agressão, abandono de incapaz e abuso sexual, a rapidez no atendimento é importantíssima”, relata Girley de Carvalho, presidente do Conselho Tutelar de Colinas do Tocantins. Ele também conta que o modelo do carro destinado pelo senador pode circular em estradas de terra, facilitando o atendimento na área rural.

O conselheiro Elivelton de Araújo, de Cachoeirinha, é outro que comemora a doação:  “Antes não tínhamos como fazer o deslocamento para investigar as denúncias. Agora, onde tiver demanda conseguimos atender. A impressora também foi importante para facilitar a emissão de documentos, colocou em dia muitos trabalhos que estavam pendentes.”

Os gestores dos municípios beneficiados com os kits destacam a dificuldade que muitas prefeituras têm para equipar os Conselhos Tutelares e agradecem a preocupação de Ataídes. “Na nossa cidade esse kit vai melhorar e muito a qualidade do trabalho com crianças e adolescentes carentes”, afirma o prefeito Nelsinho Moreira, de Lagoa da Confusão.

O prefeito de Darcinópolis, Jackson Soares Marinho, concorda integralmente. Ao receber o kit do Conselho Tutelar, em junho passado, ele comentou: “Esses equipamentos ajudarão a dar um salto importante na qualidade do trabalho do nosso Conselho Tutelar. Temos encontrado no senador Ataídes um companheiro e amigo de Darcinópolis, um município pobre, que precisa muito de apoio.”

Ataídes lembra que o trabalho dos conselhos tutelares é importante não apenas para crianças e adolescentes, mas para toda a sociedade. “Ao proteger nossos meninos e meninas da exploração sexual, das drogas e do trabalho infantil, ao garantir que eles estejam na escola e que tenham tratamento digno de saúde, estamos também apostando na redução da criminalidade e no futuro do nosso país”, alertou.

O candidato promete continuar trabalhando para assegurar o maior número possível de kits de Conselhos Tutelares para o Tocantins. A expectativa, se reeleito, é conseguir atender a todos os municípios do Estado.