Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza

A Gerência de Proteção Social Básica da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social realiza encontros regionalizados, a partir desta segunda-feira, 3, até o dia 19 de setembro, com os coordenadores dos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), técnicos de nível superior do Sistema Único de Assistência Social (Suas), assistentes sociais e psicólogos do Cras, assistentes sociais e psicólogos das equipes volantes, e secretários municipais. 

Os encontros  visam proporcionar apoio técnico aos Cras e Atendimento Integral à Família (PAIF). A primeira turma acontece nesta segunda-feira, de 8h às 12h e das 14h às 18h, no auditório da universidade Unopar, em Palmas.

 (Foto: Carlessandro Souza)

Aurora Moraes dos Santos, assistente social da Proteção Social Básica, falou sobre a importância da organização dos serviços do PAIF. “Esses serviços exigem planejamento, e o apoio serve também para entendermos como o município elaborou seu plano de trabalho. Já que esse trabalho técnico tem um parâmetro para a execução e deve seguir essas diretrizes”, afirmou ela.

A programação dos encontros inclui trabalhos em grupos, que deverão responder a perguntas norteadoras que visam esclarecer como está sendo realizado o serviço PAIF nos municípios; se leram as cartilhas, e se realmente planejaram, entre outras coisas. Os resultados observados serão levados à Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em outubro, para que possamos refletir junto aos municípios como estão sendo ofertados os serviços PAIF.

Luciene Alves dos Santos, assistente social de Jaú do Tocantins, falou das dificuldades encontradas em seu município e da expectativa com o encontro. “Nem sempre é possível cumprir à risca o que é planejado, e esse encontro é o momento de sanarmos nossas dúvidas relacionadas a esses atendimentos que às vezes são tão complexos. Espero sair daqui com mais esclarecimentos e preparada para realizarmos esse atendimento da melhor forma possível”, disse Luciene.

(Foto: Carlessandro Souza)

A regional Sudeste foi a primeira a receber o apoio técnico, mas todas as demais participarão do encontro, que acontecem ainda nos dias 5, 10, 12, 14, 17 e 19 de setembro.

PAIF

Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.