Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreendeu na tarde desta última terça-feira, 4, na barreira fixa de Aguiarnópolis, na divisa do Tocantins com o estado do Maranhão, cerca de três toneladas de sementes irregulares de capim forrageira andropogon. O material foi destruído na manhã desta quarta-feira, 5, no aterro sanitário do município e o proprietário da carga foi multado em R$ 2.700 pela Agência.

Segundo o supervisor Técnico da Área Vegetal da Regional de Araguaína, José Carlos Reis, a carga saiu do município de Chapada de Areia/TO e seguia com destino a Paragominas/PA. “Ao ser parado na barreira o condutor do veículo apresentou uma nota fiscal da carga, porém, a mesma estava sem a documentação fitossanitária exigida por lei para trânsito de sementes além disso os fiscais descobriram que se tratava de sementes fora dos padrões oficiais pois não continha nenhuma informação obrigatório na sacaria, tais como, origem, pureza, validade, dentre outros” disse José Carlos.

Sementes ilegais podem disseminar pragas nas lavouras e causar grandes prejuízos aos produtores rurais. Por isso, a Adapec alerta os produtores para ficarem atentos e só adquirirem sementes em estabelecimentos licenciados pela Adapec, exigindo sempre a nota fiscal e o Termo de Conformidade do produto, onde consta a origem, lote, validade entre outras informações importantes aos produtores.