Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A partir da próxima sexta-feira, 7, até domingo, dia 9, Araguaína será o palco do maior encontro motociclístico do Tocantins: o Motoema, que está em sua 12ª Edição. O evento é uma realização da União dos Motociclistas de Araguaína (UMA), a qual é composta por nove motoclubes da cidade, com apoio de vários parceiros. Esse ano o evento será no tradicional Aratins Country Clube, localizado às margens da TO-222, saída para Filadélfia.

O objetivo do encontro é promover a confraternização dos amantes por motocicletas, reunir as pessoas que tivessem algo em comum: a admiração e respeito pelo motociclismo. O Encontro se tornou um marco na região, tanto é que a Comissão Organizadora do evento é formada por nove motoclubes da cidade: Falcões de Aço, Águias do Asfalto, Poço Fundo, Alto Giro, Falcões do Araguaia, Os Winchesters, Escória e União dos Triciclistas.

Durante o Motoema terá exposição de motos, sorteio de brindes e toda uma estrutura para receber os motociclistas e simpatizantes de duas rodas.

Atrações

A abertura oficial do Motoema será às 19 horas, no Aratins Country Clube, com um culto ecumênico. Logo em seguida, os motociclistas que já estiverem na cidade vão fazer um “rolê” na cidade, passando pelas principais ruas e avenidas da cidade. Retornando para o clube, onde será feita a comemoração dos dez anos de criação dos Falcões de Aço.

No sábado, 8, a programação começa logo cedo com um café da manhã para os motociclistas, além da recepção dos que estão vindo de outras cidades e Estados. A partir das 17 horas, terá um pré-aquecimento do Hard Enduro de Araguaína, uma corrida de velocross.

Às 19h30, está prevista a Motoata, um passeio de moto nas principais avenidas de Araguaína, entre elas a Avenida Filadélfia, Via Lago, Marginal Neblina, Cônego João Lima, entre outras; finalizando no local do evento. Após o passeio, será feita a entrega de troféus de participação e o escudamento de novos membros dos motoclubes; em seguida, começa os shows das bandas.

No domingo, a programação se encerra com um café da manhã e a despedida dos motociclistas, a partir das 8 horas.

História dos Falcões de Aço

Um grupo de amigos, amantes das duas rodas, sempre se encontravam para passear, viajar ou simplesmente trocar ideias e falar de suas máquinas. E assim, resolveram criar um motoclube. Da ideia para a prática, fundaram no dia 30 de agosto de 2008 o Moto Clube Falcões de Aço.

O grupo de amigos e fundadores do Moto Clube foram Heddy Carvalho, Raniere Rodrigues, Francisco Elder (Tio Elder), Marcão e Alexandre Teixeira. O primeiro presidente foi o Heddy Carvalho; o segundo foi o Raniere; e atualmente é Aníbal Neto. Atualmente, o Moto Clube é formado por 26 integrantes, que estão também em outras cidades como Palmas, Joinville (SC) e Imperatriz (MA).

Programação

Dia 07/09 – Sexta

19h – Abertura oficial do 12º Motoema, com culto ecumênico

20h – Rolê dos motociclistas

20h30 – chegada no Parque da Águas e comemoração do 10º Aniversário dos Falcões de Aço MC; apresentação das bandas Blue Box, Filhos do Highlander e Underdogs

Dia 08/09 – Sábado

8h às 9h30 – Café da manhã dos motociclistas

9h30 às 11h – recepção e inscrição dos motociclistas e MC’s e MG’s

11h às 13h – Almoço e churrasco

13h às 18h – horário livre; apresentação voz e violão com Matheus Menezes e competições

17h às 18h – Corrida de velocross

18h às 19h30 – apresentação da Banda Democrazy

19h30 às 20h – Motoata

20h às 20h30 – entrega dos troféus de participação e escudamento de novos membros de MC’s

20h30 às 3h – shows com as bandas Soul Blues, 70 & 80; DJ Flash Back

Dia 09/07 – Domingo

8h – café da manhã dos motociclistas

9h30 – Despedida e agradecimentos