Economia

Foto: Ademir dos Anjos

A integração de diferentes tipos de tecnologia nos processos produtivos de empresas, tomando por exemplo a impressão 3D, inteligência artificial e robótica avançada, caracterizam o termo Indústria 4.0 cada vez mais presente no dia a dia empresarial. Para preparar os empresários para as mudanças decorrentes desta “revolução”, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realiza em todo o país o “Dia D para Desvendar a Indústria 4.0” simultaneamente em 12 de setembro. O evento com palestras e ações voltadas ao esclarecimento do tema acontece em a partir de 19 horas.

As escolas do Senai em Palmas, Taquaralto, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Araguaína recebem empresários dos segmentos de madeira e móveis, alimentos e bebidas, vestuário; cerâmicas e construção civil para as palestras com o tema Desvendando a Indústria 4.0. A coordenação nacional é da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e no Tocantins o Senai tem o apoio do Sebrae para a realização.

Também será oportunizada a participação gratuita dos empresários na avaliação de Maturidade 4.0 de suas empresas após a palestra. A Indústria 4.0 é um movimento universal, sem volta, para todos e que, gradativamente, tornará os processos produtivos obsoletos, independente do porte de atuação das empresas, e que possibilitará um salto de produtividade. Diante disso, a CNI trabalha desde 2016 para conscientizar as empresas da importância de se engajar neste movimento em direção a indústria 4.0 e atua junto ao governo para a criação de políticas públicas capazes de apoiar este desenvolvimento tecnológico das empresas brasileiras.

Pesquisa

No Brasil, para o progresso da Indústria 4.0, além do conhecimento por parte das empresas dos ganhos de digitalização, é necessário que se viabilize uma infraestrutura digital, que haja investimento na capacitação profissional e também que sejam criadas linhas de crédito específicas, segundo Sondagem Especial realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) sobre o tema em novembro de 2016.

No Tocantins, 92,6% das empresas pesquisadas conhecem a importância da tecnologia para a competitividade da indústria e toda a amostra desta pesquisa mencionou utilizar algum tipo de tecnologia em suas empresas.

Confira abaixo a programação no Tocantins.

Senai – Centro de Educação e Tecnologia de Palmas/TO: palestrante Claudio Forner - Administrador de empresas, especialista em comercialização internacional e escritor. Conselheiro de Roberto Justos no reality show “O Aprendiz” e de João Doria Jr. no “Aprendiz Empreendedor”. Endereço: 201 Norte Avenida LO-04 Rua NO 13 Lote 05 Plano Diretor Norte.

Senai – Centro de Formação Profissional de Taquaralto: Miriam Holanda - Professora Acadêmica e Consultora em Serviços de Tecnologia, Inovação e Produtividade do Senai Tocantins. Endereço: Avenida Tocantins, Nº 06-A, Quadra 09, Setor Morada do Sol.

Senai – Centro de Formação Profissional de Paraíso do Tocantins: Roberto Moraes -  Graduado em Engenharia Mecânica pela UNESP-SP, pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Inovação, pela Faculdade Católica Dom Orione. Coach Integral Sistêmico e como Assessor de Gabinete da Superintendência do SEBRAE Tocantins. Endereço: Rua Residencial 06, Quadra -26, APM nº 01, Nova Fronteira.

Senai – Centro de Educação e Tecnologia de Araguaína: Renato Santos - Consultor da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), da International Finance Corporation (IFC) e do Banco Mundial. Endereço: Av. Dom Emanuel, nº 1347, Bairro Senador.

Senai – Centro de Treinamento de Gurupi: Hugo Santos - Especialista em Vendas Consultivas, Inbound Marketing, Comportamento e Comunicação Humana. Endereço: Rua Joaquim Batista de Oliveira, Nº 161, Vila Alagoana.