Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Entre os dias 6 e 7 de setembro, ações do Fórum Tocantinense de Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem (Fetipa) estão acontecendo no Festival Gastronômico de Taquaruçu.  O Fetipa se constitui como um espaço de articulação social de instituições governamental, não-governamental, públicas ou privadas, para estimular e promover o debate e a mobilização voltada para a proteção de trabalho de adolescente.

As atividades de panfletagens serão realizadas no Festival Gastronômico durante os dois dias e se referem ao combate ao trabalho infantil. As ações de divulgação ocorrerão também em algumas praias como na praia do Prata, da Graciosa e de Miracema.

Entre os dias 11 e 14 de setembro, a caravana continuará com a participação dos auditores do Ministério do Trabalho e técnicos da Secretaria do Trabalho e Assistência Social(Setas) e da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

Os municípios que receberão a caravana da Fetipa são Pindorama no dia 11, Ipueiras no dia 12, Fátima no dia 13 e Aliança no dia 14. Desde o ano de 2013, são realizadas audiências públicas nos municípios onde se constatou altos índices de trabalho infantil, segundo os dados do IBGE.

O trabalho de conscientização realizado pelo Fetipa é para promover a articulação política de conscientização da sociedade quanto ao trabalho da criança e do adolescente, adotando medidas de estímulos para a mudança de atitude e de comportamento a respeito da questão e promoção da aprendizagem.