Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Deborah Sena/Dicom UFT

Foto: Deborah Sena/Dicom UFT

Com início das inscrições previsto para as 10h do dia 26 de setembro, a Universidade Federal do Tocantins vai ofertar 943 vagas por meio de um Concurso Seletivo Vestibular. Há vagas em 50 cursos, inclusive para o novo curso de Medicina, no Câmpus da UFT em Araguaína. O valor da inscrição é de R$ 120,00.

As vagas dispostas pelo Vestibular 2019 estão divididas em três modalidades de concorrência – ampla concorrência (AC), ações afirmativas UFT e reserva legal de vagas – destinadas a candidatos egressos de escola pública.

A decisão pelo retorno do Vestibular foi tomada pelo Conselho Universitário da UFT (Consuni) no último dia 4 de julho. O Consuni determinou que 50% do ingresso continue ocorrendo por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e outros 50% por meio de Vestibular e/ou outros processos seletivos. Confira aqui a íntegra da resolução do Consuni.

Inscrição

A inscrição deve ser feita pela internet, no site da Comissão Permanente de Seleção (Copese), no prazo previsto no cronograma do Vestibular (Anexo III do Edital); deverão ser preenchidas a ficha de inscrição e também o formulário socioeconômico; confirmada a inscrição e impressa a Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor da inscrição.

Isenção da inscrição e atendimentos especiais

O candidato com insuficiência financeira para arcar com o valor da inscrição pode fazer a solicitação de isenção da inscrição que, conforme o cronograma, deve ser solicitada também via site da Copese; o prazo vai do dia 17 ao dia 24 de setembro, e o candidato deve ficar atento à documentação requerida no Edital (item 4).

No Edital do Vestibular também há orientações para os candidatos que requeiram algum tipo de atendimento especial ou tenham alguma deficiência (PCD). Os detalhes podem ser conferidos nos itens 5 e 6 do documento.

Provas e resultados

As provas de Conhecimentos e de Redação do Vestibular 2019 serão aplicadas em todos os câmpus no dia 09 de dezembro de 2018, com previsão de publicação do resultado final no dia 31 de janeiro de 2019.

Confira no link abaixo abaixo, o Edital de Abertura e também o Comunicado sobre os Objetos de Avaliação da Prova Objetiva: Processo Seletivo Vestibular 2019