Estado

Foto: Divulgação

A Conferência Regionalizada dos Direitos da Pessoa Idosa chegou ao município de Paraíso do Tocantins nesta terça-feira, 11 de setembro. Oito municípios da região debatem, durante todo o dia, as políticas públicas direcionadas à pessoa idosa em âmbito estadual. O encontro ocorre no auditório da Prefeitura Municipal de Paraíso.

“As conferências regionalizadas vem passando pelos municípios e regiões para conferir e ouvir dos idosos o que está acontecendo em cada município e, assim, deliberar políticas públicas específicas”, explicou Sandra Maria Leitão, presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEDIPI). Na semana passada, as conferências passaram pelo Extremo Norte e Norte do estado, ouvindo as especificidades das pessoas idosas de mais de 25 municípios daquela região.

Paraíso foi o município escolhido para sediar uma das conferências regionalizadas. Já estão marcados os encontros das regiões Sudeste, Sudoeste e Centro-Leste do Tocantins. A próxima acontece nesta quinta-feira, 13, em Guaraí.

As conferências debatem o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. Durante elas, a presidente do CEDIPI, Sandra Maria Leitão, apresenta algumas realidades da vivência da pessoa idosa neste século, com a chegada das novas tecnologias, a globalização e o aumento da perspectiva de vida do idoso no Brasil.

O encontro divide a temática em quatro eixos. O primeiro e mais extenso deles, trata da saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer. “Após discutir os eixos, verificamos quais ações os conselhos de controle social estão deixando de fazer e quais as propostas definidas para aquele município. A missão é conseguir instituir a Política Estadual do Idoso no Tocantins”, disse a presidente do CEDIPI.