Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) começa nesta quarta-feira, 15, data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, as atividades do Junho Violeta - mês escolhido para trabalhar temas sobre o cuidado e a saúde do idoso.  Na programação, estão previstas visitas, palestras, rodas de conversas, acolhimento, distribuição de material educativo e atendimentos de saúde aos idosos que são acompanhados pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), em Palmas.  A primeira visita será às 9 horas, no Lar Doce Lar, situado na TO-050, km 14, chácara 89, região próxima à Palmas.  A ação conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI). 

A coordenadora técnica das Causas Externas, Lorenna Martins, explica que foi elaborado um cronograma de visitas às Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) situadas na cidade, que será executado até o final deste mês para ampliar a rede proteção e prevenção de Abusos contra os Idosos. 

“Queremos levar informações  sobre os serviços oferecidos pela rede de saúde aos idosos, trabalhar a conscientização e educação em saúde com os profissionais que atuam nessas instituições e reforçar os cuidados e os direitos da pessoa idosa”, destaca a coordenadora ao lembrar que a maioria dos idosos atendidos nessas instituições estão em situação de vulnerabilidade social ou com vínculos familiares rompidos, por isso a relevância de aproximar ainda mais a rede  de proteção.

As visitas às ILPIs serão realizadas por técnicos da Coordenação das Causas Externas e as equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs) da região de abrangência de cada instituição.