Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Com O tema “A Interação do clima do manejo e a Produtividade Agrícola”, será realizado o 4º Encontro para Apresentação e Discussão das Tendências Agroclimatológicas Regional e Estadual. O evento acontece das 7h30 às 12h40, no auditório da Faculdade Católica do Tocantins (Campus I), Avenida Teotônio Segurado, em Palmas. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

O evento acontece em período estratégico, tendo em vista o início do novo ano agrícola, quando começam os plantios com o objetivo de utilizar a inteligência climática para otimizar esforços e produzir com maior eficiência e melhores resultados. O público agropecuário é o principal beneficiário do evento.

 Promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, contará com palestrantes de renome internacional no meio climatológico, maximizando as informações sobre agrometeorologia e tendências do clima, essenciais para tomadas de decisão no setor rural.

O evento, que está na sua 4ª edição, conta ainda com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Aplicada (Embrapa), Universidade do Tocantins (Unitins), Ministério da Agricultura Pecuária (Mapa), Faculdade Católica do Tocantins (FACTO), Fazendão Agronegócio, Cooperativa Agropecuária de Pedro Afonso (Coapa), OCB-SESCOOP, Frísia, Programa ABC, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET/MAPA), Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) e Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Programação

07h30                                               Recepção e inscrição dos participantes

08h – 08h30             Abertura Oficial

Palestras:

8h – 9h          - Atualização das Normas Climatológicas 1981 – 2010. Palestrante: Diretor Geral do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET de Brasília-DF, Dr. Francisco de Assis Diniz.

9h – 9h50 - O que esperar da estação chuvosa 2018/2019. Palestrante: Professor Doutor, Bacharel em Engenharia Agrícola pelaUniversidade Federal de Viçosa - UFV, Viçosa/MG, Marcos Heil Costa.

10h20 – 11h10 - Importância do Clima e do Manejo Agrícola na Definição de Altas Produtividades – Estudos de Casos para a Cultura da Soja. Palestrante: Engenheiro Agrônomo e Professor de Agrometeorologia da ESALQ/USP-SP,Phd em Agrometeorologia,  Doutor Paulo Cesar Sentelhas.

11h10 – 12h - Clima e Energias Renováveis. Palestrante: Meteorologista e Pesquisador aposentado do Instituto de Pesquisas Espaciais – INPE/MCT, Phd  em Meteorologia pela Universidade de Wisconsin – USA, Doutor Luiz Carlos Baldicero Molion.

12h – 12h20 Apresentação do Atlas Solarimétrico do Tocantins. Palestrante: Subsecretário da SEMARH de Palmas/TO, Rubens Pereira Brito.

Encerramento com Mesa Redonda composta pelos palestrantes e participantes do Encontro.