Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A Serra do Carmo, no distrito de Taquaruçu, continua em chamas nesta quarta-feira, 12. O incêndio que começou no último domingo, 9, ainda não foi extinguido e consome boa parte da vegetação local.

A Defesa Civil, que atua no combate ao fogo, informou que até o momento nenhuma cachoeira ou atrativo turístico do local foi atingido. Cerca de 40 homens, entre brigadistas e bombeiros, estão neste momento na serra tentando apagar o incêndio que, acredita-se, tenha começado a partir de queimadas realizadas em pastos da região e que teriam saído do controle. Também não se descarta a possibilidade de ação criminosa.

 Imagens aéreas feitas pela Defesa Civil mostram a vegetação sendo consumida pelo fogo

O combate ao fogo acontece com o uso de abafadores e bombas d’água. O que mais dificulta o trabalho dos brigadistas é o acesso ao local, já que o fogo está consumindo uma área de mata fechada e terreno acidentado. O vento, que em determinados momentos se intensifica, e a seca também têm facilitado o surgimento de novos focos e dificultado o trabalho dos profissionais.

Apesar das dificuldades, a defesa civil acredita que o incêndio será controlado em breve. O Superintendente da Defesa Civil, Tenente-Coronel Geraldo da Conceição Primo, lembra que a população deve evitar queimadas sem autorização e  supervisão, especialmente nesta época do ano, em que, mesmo as queimadas controladas, estão suspensas, justamente em decorrência do período de estiagem.