Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Os interessados em arrematar animais no LeiloShopping de Touros Jovens “A Excelência em Eficiência Genética”, que será promovido pela Embrapa e a Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ) no dia 29 de setembro, já podem fazer as primeiras ofertas virtualmente a partir desta sexta-feira (14). Para dar os pré-lances, basta acessar a página da Arroba TV na internet (www.tvarroba.com.br) até às 18 horas da data do LeiloShopping.

São ofertados 70 touros das raças Nelore e Tabapuã oriundos de diferentes criatórios do Brasil Central. O evento presencial será realizado a partir das 8h no Centro de Desempenho Animal do Núcleo Regional da Embrapa Cerrados, localizado na Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO), com transmissão ao vivo pela Arroba TV na internet. 

Segundo Cláudio Magnabosco, pesquisador Embrapa Cerrados (DF) e coordenador do evento, a realização do LeiloShopping de Touros Jovens em vez de um leilão apenas presencial visa dar mais transparência às vendas, uma vez que os animais estarão expostos virtualmente na página da Arroba TV. 

“No dia 29 de setembro, presencialmente ou via internet, os lances poderão ser consolidados ou não. A grande vantagem é que o produtor não precisará ficar no afã da batida do martelo. Ele terá muito mais tempo para decidir sobre as compras, analisando, com muito mais minúcia, cada lote que possa contribuir em sua fazenda”, explica. “É um evento de transferência de tecnologia e genética de fazendeiro para fazendeiro, porém com tecnologia”, acrescenta Magnabosco.

Os touros, que têm idade média de 24 meses, se destacaram pelo desempenho individual em características de crescimento, reprodução, funcionalidade, morfológicas e de carcaça durante as avaliações, a pasto, da 20ª edição do Teste de Desempenho de Touros Jovens (TDTJ) da Embrapa, realizada entre junho de 2017 e abril de 2018. Os animais também estão sendo avaliados para eficiência alimentar desde o início de julho deste ano.

O catálogo dos animais ofertados está disponível aqui. A Arroba TV vai coordenar os lances virtuais e presenciais. O pagamento dos lotes arrematados será feito em 26 parcelas. O regulamento completo do LeiloShopping pode ser acessado aqui.

Os interessados poderão visitar os animais no Centro de Desempenho Animal a partir de 25 de setembro. Os interessados devem entrar em contato e realizar o agendamento da visita, que poderá ser feita entre 8h e 17h. O visitante será acompanhado por um técnico da Embrapa.

Mais informações podem ser obtidas por telefone ou pelo e-mail de contato cnpaf.pilp@embrapa.br.