Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Museu do Amanhã e Praça Mauá

Museu do Amanhã e Praça Mauá Foto: Alexandre Macieira/Riotur

Foto: Alexandre Macieira/Riotur Museu do Amanhã e Praça Mauá Museu do Amanhã e Praça Mauá

“Museu”, de acordo com dicionários da Língua Portuguesa, é um lugar destinado ao estudo das ciências e das artes, onde reúnem-se curiosidades transmitidas por exemplares; coleção de coisas variadas. Palavra proveniente do grego, “museu”, porém, é um conceito muito mais abrangente do que seu significado literário. A ideia de sua existência perpassa o campo linguístico e corre até outras diversas áreas do conhecimento humano. A famosa frase “aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo”, de George Santayana, cai bem na exemplificação da existência dos museus, pois, além do caráter de informação e entretenimento, as coleções de objetos têm uma função social.

Este tipo de instituição, no entanto, nem sempre recebe os devidos cuidados no Brasil. No dia 2 de setembro deste ano, por exemplo, um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu Nacional, localizado na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro. Há quase três anos, em São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa também teve parte de sua estrutura e acervo consumidos pelas labaredas.

A comoção da população brasileira nesses casos, no entanto, mostra que ainda há apreço quanto à História e outras áreas do conhecimento do país. As visitas em museus - que não eram um dos programas preferidos dos brasileiros -, podem começar a cair no gosto dos tupiniquins, e fazer com que não apenas aumente o número de pessoas nas dependências históricas, como também cresça a busca pela cultura de uma maneira mais abrangente.

Separamos, portanto, 5 excelentes museus para serem visitados ao redor do Brasil; confira:

1- Instituto Ricardo Brennand - PE

O Nordeste é conhecido por cidades com inteligência e cultura, e isso não poderia ser diferente em Recife, Pernambuco. É lá que fica localizado o Instituto Ricardo Brennand, com instalações por mais de trinta mil metros quadrados e arquitetura medieval. O museu, inaugurado em 2002, contempla livros, estátuas e quadros históricos.

2 - Instituto Inhotim - MG

O Instituto em Minas Gerais começou a ser idealizado desde meados de 1980 e transformou-se com o tempo, tornando-se um lugar único quanto ao seu acervo de arte contemporânea e uma ampla coleção botânica. As instalações do município de Brumadinho (MG) são muito bem avaliadas por usuários do TripAdvisor, por exemplo.

3 - Museu Imperial - RJ

Popularmente chamado de Palácio Imperial, o museu localizado em Petrópolis tem um acervo rico em peças relacionadas à monarquia brasileira, como itens de arte e objetos pessoais da família real. O Museu Imperial tem um jardim que chama atenção dos visitantes e é motivo de muitas fotos nas dependências do Palácio.

4 - Museu do Futebol - SP

Para quem é fã de futebol, o museu localizado na Praça Charles Miller, em São Paulo, é um prato cheio. Com itens que contam a história do esporte bretão e as raízes deste desporto no Brasil, a coleção é composta de itens físicos e digitalizados, que garantem muita diversão e interação do público com a história do esporte mais famoso do mundo.

5 - Museu do Amanhã - RJ

Um dos mais recentes espaços culturais de grandes proporções, o Museu do Amanhã foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava e inaugurado no Rio de Janeiro em 2015. O local reúne ciência, tecnologia e conhecimento sobre sustentabilidade; procura traçar parâmetros da atuação humana no mundo atual e refletir sobre o futuro na Terra.