Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Desenvolvimento sustentável da piscicultura e pesca esportiva é tema de palestra nesta quinta-feira

Desenvolvimento sustentável da piscicultura e pesca esportiva é tema de palestra nesta quinta-feira Foto: Arquivo/Seagro

Foto: Arquivo/Seagro Desenvolvimento sustentável da piscicultura e pesca esportiva é tema de palestra nesta quinta-feira Desenvolvimento sustentável da piscicultura e pesca esportiva é tema de palestra nesta quinta-feira

Com propostas de divulgar as ações realizadas para promover o desenvolvimento sustentável da piscicultura e pesca esportiva no Estado, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), realiza na próxima quinta-feira, 20, a palestra “Piscicultura e Pesca Esportiva”. A palestra acontece na ExpoPalmas 2018, das 10h às 10h50, no Sindicato Rural de Palmas.

O evento tem como público alvo estudantes, técnicos, produtores, gestores, empresários que desejam investir na pesca esportiva e pessoas interessadas no assunto.

O gerente de pesca da Seagro, Thiago Tardivo, disse que a ideia é falar como as atividades podem promover o desenvolvimento sustentável do Estado. “Vamos falar do agronegócio do pescado e da produção do pescado na aquicultura, das novas tendências do mercado, onde a aquicultura, até 2024, deve avançar na produção de pescado, quando comparado com a pesca”, adiantou. O gerente destacou que esse é um ponto muito importante, mostrando que para cada dois quilos de pescado, para o consumidor, um será oriundo da piscicultura e outro da pesca extrativista de captura.

Cadeia produtiva no Estado

Thiago Tardivo também falará sobre o novo mercado que vem abrindo no Brasil e no Tocantins que é o da pesca esportiva, como uma forma de inclusão social, para pescadores ribeirinhos da população local, junto com a piscicultura, aliados com a produção intensiva nos reservatórios.   

Outro assunto abordado será o tamanho da cadeia da pesca esportiva no Estado e divulgar as ações que estão sendo realizadas, pelo governo do Tocantins, por meio da Seagro, com relação pesca esportiva.

Na programação da Secretaria da Agricultura no período da tarde haverá palestra sobre biodigestor, agroecologia e produção orgânica.