Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Milton Nantes

Foto: Milton Nantes

O Tocantins destaca-se como principal produtor de grãos da região norte do País e a cada ano avança em incremento de área e produção, consolidando suas condições produtivas tanto em terras altas como em várzeas, o que viabiliza cultivos o ano inteiro. As perspectivas do cenário da produção de grãos no País, com ênfase no Tocantins, serão debatidas durante a “Abertura Oficial do Plantio da Safra de Grãos no Estado do Tocantins - Safra 2018/2019”.

O encontro é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), e ocorre no próximo sábado, 29, na Fazenda Alto da Serra, município de Porto Nacional, na estrada que liga Luzimangues a Porto Nacional,  com início às 8h30.

Realizado anualmente, o evento já é tradição e ocorre para divulgar o comportamento da agricultura no País, com ênfase para o Tocantins. “O encontro será de extrema importância, uma vez que levará informações aos produtores sobre as principais discussões do setor no momento. Serão debatidos assuntos como as demandas específicas do setor, as tecnologias aplicadas ao plantio, o cenário macroeconômico e de desenvolvimento com a inclusão da cadeia da soja, do milho, de grãos dentro do contexto” afirmou o secretário da Seagro, Thiago Dourado.

Perspectivas

A respeito da perspectiva para a Safra 2018/2019, Thiago Dourado disse que perspectiva é de aumento na produção devido a uma maior área plantada e aumento da produtividade. “Terras que foram plantadas ano passado, com os usos das tecnologias utilizadas nesta safra começa a ter uma produtividade maior, o que eleva o volume da Safra, então a tendência é de expansão”, afirmou.

Região Central

Nos municípios, de Porto Nacional e circunvizinhos, o plantio de grãos encontra-se em franca expansão de desenvolvimento e já fazem parte da principal região produtora de grãos do estado, além é claro de sua grande importância para o agronegócio como um todo, só essa região representa cerca de 20% da produção de grãos de todo Estado.

Ainda de acordo com o último levantamento da Conab, a soja representa cerca de 70% em área e produção de grãos no Tocantins, tivemos incremente de cerca de 7% em produtividade, grande parte se dá pelos investimentos que o setor produtivo em consonância com as ações de políticas públicas que o governo do Estado realiza em conjunto.

Programação

08:30 – Inscrição

09:30 – A produção de Grãos no Contexto do Plano Estadual de Agroenergia. Palestrante: Thadeu Teixeira Junior/ Seagro;

09:50 – Técnica de Incremento de  Produtividade para Cultura da Soja. Palestrante: João Pascoalino/ Comitê Estratégico Soja Brasil-CESB;

10:40 – Tendências do Mercado de Grãos para Safra 2018/2019. - Palestrante: Ênio Fernandes /Vice Presidente do Sindicato Rural de Rio Verde-GO - Terra Agronegócio;

11:30 – Drones: Como Monitorar a Safra de Milho e Soja com Alta Precisão. Palestrante: Thiago Tomé/ Horus Aeronaves;

12:20 – Solenidade de Encerramento

13:30 – Almoço

Parcerias

São parceiros no evento o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec); Instituto de Terras do Estado do Tocantins (Itertins); Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); ABC –Tocantins; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Cooperativa Agropecuária de Pedro Afonso (Coapa); Sistema OCB Tocantins; agências financeiras e empresas privadas.