Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Fabíola Dias

Foto: Fabíola Dias

O período do vazio sanitário da soja no Tocantins encerrará neste domingo, 30, com isso, a janela de plantio para a safra 2018/2019 está liberada a partir do dia 1º de outubro até o dia 15 de janeiro de 2019. O vazio teve início no dia 1º de julho, e durante este período os sojicultores estão proibidos de manterem plantas vivas de soja em campo.

De acordo com o gerente de Sanidade Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Marley Camilo de Oliveira, o vazio sanitário é um método legislativo de controle de pragas, sendo considerada uma importante ferramenta no controle da ferrugem asiática da soja. “Essa medida legislativa é uma aliada no controle da ferrugem asiática, pois, o fungo causador desta praga é biotrófico, ou seja, necessita-se de plantas vivas de soja para se reproduzir, e no vazio sanitário evita-se essa ponte verde de uma safra para outra”, disse Marley.

Durante o período de vazio sanitário a Adapec realizou 1.169 fiscalizações em propriedades que cultivaram soja na safra passada, a fim de cumprir o que determina a legislação. “Este trabalho realizado pela Adapec durante o vazio sanitário é essencial para o controle de pragas na próxima safra, e com isso, o produtor pode sair ganhando com a diminuição de aplicações de fungicidas e consequentemente, o custo da produção,” pontuou o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

Janela de Plantio

A Adapec alerta os sojicultores a ficarem atentos à legislação de plantio de soja sequeiro no Tocantins, pois, o órgão adotou o plantio por calendarização, que é uma janela de plantio, que vai de 1º de outubro a 15 de janeiro. A medida tem como objetivo evitar o plantio de soja sobre soja, para que não ocorra o aumento da ferrugem asiática e outras pragas no Estado.

Os sojicultores também devem fazer o cadastro de suas áreas de plantio da soja junto a Adapec. Este cadastro é anual e obrigatório para o produtor e está disponível no site da Adapec pelo endereço www.adapec.gov.to.br. Após baixar o arquivo do cadastro, o produtor deve preenchê-lo e em seguida entregar no escritório da Adapec do seu município. O produtor tem até 05 dias úteis após o fim da janela de plantio para efetuar o cadastramento da área.