Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Acompanhado dos demais integrantes da chapa majoritária da Coligação Governo de Atitude, o governador e candidato à reeleição, Mauro Carlesse (PHS), reafirmou seu compromisso com os jovens, com a cultura e a educação tocantinense durante reunião de apoio à candidatura à reeleição da deputada federal professora Dorinha Seabra Rezende (DEM) no Cristal Hall, em Palmas/TO. O evento reuniu profissionais da área da educação e de diversos outros segmentos que manifestaram apoio e confiança no projeto do grupo de Carlesse e da professora Dorinha.

Anfitriã, professora Dorinha reforçou que o governador é a pessoa certa para fazer a educação do Estado evoluir. “Tenho certeza de que o Tocantins, que completa seus 30 anos, terá a oportunidade, com Mauro Carlesse, de ter um novo período da sua história. Um novo ciclo de respeito, seriedade e compromisso”, destacou. Para ela, Carlesse é o Governador que o Tocantins quer e precisa. “Eu tenho certeza de que aqui tem uma pessoa de compromisso com a juventude, que vai fortalecer e resgatar direitos que estão perdidos. Mauro Carlesse tem compromisso com um futuro diferente para a juventude”, disse.

Ao lado do vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS), Carlesse defendeu a eleição dos candidatos a senador e deputados integrantes da sua base aliada como forma de garantir que projetos que os tocantinenses anseiam sejam defendidos, e aprovados, também na esfera legislativa. “Preciso da força e determinação desses homens e mulheres no Senado, na Câmara dos Deputados e na Assembleia, por isso, peço o voto de confiança de vocês para o César Halum [PRB] e o Eduardo Gomes [SD], para senadores; para a professora Dorinha, nossa deputada federal, e para outros candidatos do nosso grupo. Juntos, vamos melhorar a educação, nossa cultura e dar mais oportunidades aos nossos jovens”, reforçou.

Durante o ato, Carlesse destacou os avanços que a educação do Tocantins já teve na sua gestão, falou das reformas e construção de escolas, da implantação de colégios militares, além de ações voltadas para a área da juventude e da cultura. “São áreas que reafirmo meu compromisso de continuar a investir e desenvolver para que o nosso estado possa ser referência. Somente com a junção da educação, do investimento na juventude e na cultura, vamos evoluir como pessoas e como sociedade”, afirmou.

Após relatar uma série de avanços que o Tocantins vem conquistando nestes três meses - desde que assumiu o Executivo - em áreas como a saúde, a infraestrutura, a segurança, a educação e em defesa do funcionalismo público, Carlesse se disse honrado em poder contribuir para um futuro melhor para o Estado. “Agradeço a Deus todos os dias por eu ter essa oportunidade de colaborar com o Tocantins, para poder ajudar o meu povo”.

Professora Dorinha Seabra 

A deputada professora Dorinha falou de sua trajetória, quando veio para o Estado atuar como alfabetizadora em Arraias, lembrando o trabalho que fez ao longo dos quase dez anos que foi secretária de Educação do Estado. "Tivemos a oportunidade de trabalhar por longos anos e construir uma educação para o Tocantins que nos deu orgulho, especialmente pelos projetos que se tornaram referência nacional", destacou Dorinha.

Ao citar o governador Mauro Carlesse, a deputada reforçou a importância de reeleger o governador no primeiro turno para que o Tocantins saia do momento de instabilidade política e econômica. "Chega de eleições, vamos trabalhar", afirmou. A parlamentar ainda fez questão de destacar a confiança no trabalho que vem sendo realizado pelo governador. " Em poucos meses o governador Mauro Carlesse tem demonstrado a sua vontade de construir um novo ciclo de respeito, seriedade e compromisso com o Tocantins", afirmou. 

Juventude

No evento a deputada demonstrou que tem ampliado a sua visibilidade entre a juventude, devido a atenção que deu ao ensino técnico, profissionalizante e superior em seus dois mandatos. Foram mais de R$ 170 milhões em emendas destinadas à Universidade Federal do Tocantins (UFT) e R$ 12 milhões ao Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Ela é autora do Projeto de Lei 3.613/2015 que autoriza o executivo a criar campus do IFTO em 6 municípios do Tocantins. Também é de sua autoria a Emenda que incluiu os municípios de Xambioá e Guaraí no Projeto de Lei 4274/2016 que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFTN). 

Mulheres

Com grande presença de mulheres no evento a deputada falou sobre violência e feminicídio: "Não precisamos de favor, precisamos de respeito. Esse é o momento que muitos falam do compromisso com as mulheres, mas observem quem realmente tem ações para garantir mais condições de trabalho, formação e segurança para as mulheres", destacou.