Polí­tica

Foto: Arquivo/ Agência Brasil

O eleitor que precisa da 2ª via do título de eleitor tem até às 18 horas desta quinta-feira, 27, para solicitar o novo documento no cartório eleitoral. O prazo termina hoje e quem não tiver o título, seja em cédula ou digital, não poderá votar no dia 7 de outubro.

Para tirar a 2ª via o eleitor deve estar em dia com a Justiça Eleitoral, o que significa que não poderá ter débitos pendentes, como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, como o de mesário, ou ainda ter recebido multas em razão de violação à legislação eleitoral.

O eleitor que ficar sem comparecer às urnas por três eleições consecutivas terá o título cancelado e não poderá tirar passaporte, se inscrever em concursos públicos, fazer ou renovar matrícula em instituições públicas de ensino, entre outras sanções.

Vale ressaltar que no Tocantins, os dois turnos da eleição suplementar para governador contam como eleições independentes. Portanto, o eleitor tocantinense que não compareceu aos 1º e 2º turno da suplementar corre o risco de ter o título cancelado já no dia 7 de outubro, caso não apareça pra votar.

Por: Adenauer Cunha

Tags: Justiça Eleitoral, Título de Eleitor