Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Depois dos agendamentos, iniciados no último dia 18 de setembro, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher começará o período de atendimentos gratuitos no estacionamento interno do Centro de Atividades de Palmas, que fica na 502 Norte, das 8h às 12h e das 14h às 18h de 2 de outubro a 14 de dezembro deste ano. Para fazer o seu agendamento e realizar exames de mamografia e citopatológico, popularmente conhecido como Papanicolaou, cada mulher deve apresentar os documentos pessoais e o Cartão SUS.

Uma resposta estratégica do Sesc à elevada incidência de câncer de mama e de colo de útero no país, além de importante apoio ao Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero do Ministério da Saúde, o Sesc Saúde Mulher promove ações educativas e realiza em mulheres, exames de mamografia e citopatológico, popularmente conhecido como Papanicolau, buscando o rastreamento e prevenção das doenças que mais atingem o público feminino: os cânceres de mama e do colo do útero.

A previsão de atendimentos diários no Sesc Saúde Mulher será de 32 mamografias e 20 prevenções. E no período entre outubro e dezembro, a meta é atender cerca de 3.000 mulheres, entre prevenções, mamografias e Educação em Saúde (palestras).

Durante esse período serão realizadas também ações educativas em Saúde, a exemplo das campanhas Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização das mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. E a Novembro Azul, voltada à toda a sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, buscando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Para fazer a Mamografia, a mulher deve ter idade entre 40 e 69 anos, e na ocasião, apresentar a carteira de Identidade, CPF, Cartão Sus e comprovante de endereço. Todos esses documentos devem estar em cópia legível, em uma única folha.

Já o Papanicolaou (prevenção), a paciente deve ter idade entre 18 e 70 anos, e que já tenha tido relação sexual. Quando da consulta, deverá apresentar a seguinte documentação: Carteira de Identidade, CPF e Cartão Sus. Não é necessário apresentar cópias desses documentos, apenas os originais.

A unidade móvel Sesc Saúde Mulher irá atender gratuitamente no Centro de Atividades de Palmas (502 Norte), de 02 de outubro a 14 de dezembro deste ano, das 8h às 12h e das 14h às 18h no estacionamento interno da unidade.