Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Reeducandos da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína, iniciaram um motim e ganharam as ruas

Reeducandos da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína, iniciaram um motim e ganharam as ruas Foto: Reprodução/Vídeo

Foto: Reprodução/Vídeo Reeducandos da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína, iniciaram um motim e ganharam as ruas Reeducandos da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína, iniciaram um motim e ganharam as ruas

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), pasta responsável pela gestão do Sistema Penitenciário Prisional (Sispen), informa que detentos reeducandos da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína, iniciaram um motim na tarde desta terça-feira, 2, inclusive fazendo servidores reféns. 

As forças de Segurança do Estado representadas pelas polícias Civil e Militar, juntamente com agentes do Sispen, estão atuando no sentido de retomar a normalidade. Uma operação especial foi montada e a situação no interior da unidade já está sob controle, segundo a Seciju. 

Uma outra operação está em curso, segundo a Secretaria para garantir a recaptura dos fugitivos, que estão cercados em uma área verde. Uma equipe está negociando a rendição dos fugitivos e liberação dos reféns.

As demais unidades prisionais do Estado continuam dentro da normalidade.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra que os detentos conseguiram chegar em um grande grupo à parte externa do presídio e chegaram e nas ruas. O vídeo mostra o grupo com de presos vestidos com uniforme alaranjado caminhando nas ruas com reféns que seriam uma professora e um agente da segurança do presídio. No vídeo ainda dá para ouvir tiros sendo disparados. 

A gestão dos serviços de hotelaria, alimentação e manutenção predial na unidade penal é feita pela empresa Embrasil e a segurança é feita por agentes da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju).

Segundo a Seciju, as demais unidades prisionais do Estado continuam dentro da normalidade e assim que houver informações concretas a respeito da situação da unidade Barra da Grota, irá informar à imprensa e a sociedade tocantinense.

Confira abaixo os vídeos da fuga.