Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Nas vésperas do primeiro turno das eleições no Estado, o vice-governador e candidato à reeleição, Wanderlei Barbosa (PHS) garantiu para a Comissão dos Candidatos Aprovados no Concurso da Polícia Civil que irá convocar todos os 95 aprovados remanescentes que aguardam nomeação.

"Já existe uma discussão, já conversamos na Casa Civil e com o secretário de Segurança Pública, com o delegado-geral de Polícia. Só ficou para o secretário da Fazenda nos dar uma posição, mas é claro que nós vamos chamar todos os aprovados, não tem nem despesas para o Estado, está tudo dentro do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pode contar comigo e com o governador Mauro Carlesse (PHS)", afirmou. 

Na declaração em vídeo gravada pela Comissão, Wanderlei garante que a promessa de convocação não é eleitoreira, portanto, o Estado se compromete em nomear aqueles que estão há quatro anos aguardando. "Vamos chamar todos os aprovados da Segurança Pública, é um compromisso nosso. O resgate da credibilidade dos concursos vai se efetivar no governo de Mauro Carlesse e Wanderlei Barbosa", pontuou. 

No último mês completou dois anos que os aprovados fizeram o curso de formação na Academia de Polícia. Na época, os candidatos acreditaram que a convocação sairia em seguida, e hoje, todo esse tempo depois, a esperança está cada vez menor. 

Para o aprovado no cargo de perito criminal, Rodrigo Meireles, depois de tanta espera, apesar da frustração, é preciso acreditar que a convocação está cada vez mais próxima. 

"Estamos há mais de quatro anos esperando. Essa demora é muito frustrante porque fazemos planos que nunca se concretizam. Muitos de nós nem moram no Estado, e muitos na época chegaram a mudar a vida para assumir o cargo. Queremos muito começar a trabalhar, queremos e estamos prontos! O que cobramos do governo é um cronograma, uma previsão. Nos preparamos pra isso, somos capacitados e sabemos que o povo do Tocantins e a Segurança Pública precisam desse reforço", afirmou. 

Concurso

Mais de 60 candidatos remanescentes do concurso da Polícia Civil foram nomeados em junho. O ato foi publicado no Diário Oficial do dia 28 de maio, com efeitos a partir daquela data. Com isso, 12 peritos, 22 delegados e 26 escrivães passaram a integrar o quadro da Segurança Pública do Estado. 

Porém, mesmo com a nomeação por parte do Executivo, o quantitativo de candidatos que tomaram posse representa apenas um terço dos remanescentes que aguardavam a convocação. Somando os cargos ainda ficam no aguardo 95 candidatos.