Saúde

Foto: Lino Vargas

Para chamar a atenção da comunidade para a reflexão e o combate ao câncer de mama e de colo de útero a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi realizou na tarde desta última quarta-feira, 10, a Caminhada Rosa. Um momento em que servidores da saúde se vestiram de rosa e foram as ruas alertar a população, em especial, as mulheres para o autocuidado com o corpo.

Em Gurupi as ações de prevenção e orientação estão acontecendo nas unidades básicas de saúde com palestras e orientações sobre como realizar o exame da mama e também coleta de citologia. E para facilitar o atendimento às mulheres que trabalham o dia todo, a Clínica da Mulher realizou esta semana atendimentos no período da noite com a coleta de citologia e orientações.

A coordenadora de Saúde da Mulher, Eliete Amorim, destaca ser importante fazer esse alerta nas ruas e sensibilizar as pessoas a procurar os atendimentos que são disponibilizados na rede de saúde durante todo ano e que é intensificado nesse mês.

O secretário de Saúde, Vânio Rodrigues, destaca que Gurupi abraça essa causa e a Secretaria trabalha para a cada dia oferecer maior visibilidade à saúde da mulher e que as unidades básicas realizam rotineiramente os serviços de saúde específicos ao sexo feminino com foco na prevenção e também serviços especializados, sendo que Gurupi é a única cidade do Estado que conta com uma clínica para atendimento exclusivo às mulheres.

Vânio aproveitou para adiantar que a Clínica da Mulher será ampliada com a implantação do serviço de mamografia. Ele comentou que será construído um espaço anexo à clínica para receber o equipamento que custa na faixa de R$ 1 milhão, o que vai oferecer mais qualidade e eficiência no diagnóstico e tratamento do câncer de mama.