Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Administrado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Centro de Faunas do Tocantins (Cefau),  recebeu nesta quinta-feira, 18 de outubro, 170 aves apreendidas  durante abordagem  realizada por fiscais ambientais a um ônibus de turismo no posto da Policia Rodoviária Federal (PRF) em Guaraí.

A localização dos animais foi informada por meio de denúncia anônima. Segundo o fiscal ambiental, Joel Rosa, os fiscais da regional de Colinas fizeram uma primeira abordagem ao veículo ainda em Colinas, mas nada foi encontrado. “Decidimos então abordar o veículo novamente no posto da PRF em Guaraí, e encontramos os pássaros: 160 curiós e 10 patativas”, disse.

Segundo os fiscais, o passageiro, proprietário dos pássaros, informou que adquiriu os s no município de Jacundá no  Pará e ia revende-los em São Paulo.  Ele disse ainda que não era a primeira vez que comercializava pássaros que eram comprados a R,00 e revendidos a R na capital paulista.

No momento da apreensão, o  passageiro que não eve o nome divulgado, foi multado em R$ 500 por pássaro, totalizando o valor de R$ 85 mil. Ele ainda vai ter que responder criminalmente pelo crime ambiental.

Os pássaros já estão em Palmas e agora devem ser avaliados pela equipe do Cefau, para depois retornarem a natureza.