Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Completando 20 anos em 2018, o Projeto Sonora Brasil – que este ano tem como tema ‘Bandas de Música: formações e repertórios’ – terá sua segunda etapa sendo realizada em Gurupi, com o Quinteto de Metais da UFBA (BA), às 19h30 desta sexta-feira, dia 19 de outubro, no auditório Sesc/Senac da Unidade Operacional que fica no setor Engº Waldir Lins. A entrada é gratuita.

Promovido pelo Sesc, o Sonora Brasil já realizou 5.726 apresentações de 85 grupos em mais de 150 cidades brasileiras, com um alcance de 600 mil espectadores. Em 2017 e 2018 as abordagens temáticas são ‘Na Pisada dos Cocos’ e ‘Bandas de Música: formações e repertórios’, desenvolvidas por quatro grupos, cada. A seleção deles, bem como a definição das temáticas, é feita por curadoria de profissionais do Sesc de todo o país. Este ano, os grupos invertem os roteiros e Estados por onde se apresentaram em 2017, de forma que todos circulem pelas cinco regiões do País.

Quinteto de Metais da UFBA (BA)

É um conjunto de câmara formado por dois trompetes, uma trompa, um trombone e uma tuba, instrumentos que integram o naipe de metais das orquestras sinfônicas. O grupo é formado pelos músicos Heinz Schwebel (trompete), Joatan Nascimento (trompete), Lélio Alves (trombone), Celso Benedito (trompa) e Renato Pinto (tuba), todos professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Em Gurupi, a 2ª Etapa do Sonora Brasil com o Quinteto de Metais da UFBA (BA), acontece às 19h30 desta sexta, 19 de outubro, no auditório Sesc/Senac da Unidade Operacional (setor Engº Waldir Lins).