A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), por meio da Gerência de Controle de Benefícios, promove nesta quarta-feira, 24, a 1ª Reunião de Apoio Técnico do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), das 8h às 18h, no auditório dos Conselhos, em Palmas. O evento é voltado para técnicos, coordenadores e gestores de Assistência Social dos 13 municípios tocantinenses que repactuaram as metas do Programa, o que possibilitou a utilização dos saldos restantes de recursos financeiros em conta dos municípios.
“O programa que tem como objetivo atender pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social. Para isto é preciso preparar seus gestores e técnicos, sanando as dúvidas e trazendo a segurança necessária para as tomadas de decisões; e a reunião vem para tirar essas dúvidas, mapear as oportunidades e buscar novas possibilidades para os municípios de pequeno porte, que tem pouca oferta disponível no mercado de trabalho”, falou a secretária Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Wande Mary Oliveira, na abertura do evento.
A palestrante e analista de Políticas Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Domitila Mendonça, falou que o público específico do Programa, por ter algumas vulnerabilidades específicas como escolaridade baixa, tem no Acessuas Trabalho uma importante fonte de informação e orientação sobre as questões de trabalho, mediação aos serviços e acesso aos direitos e benefícios.
O diretor de Políticas Públicas Setoriais de Araguaína, Jhenmerson Rodrigues, comentou sobre a execução do Programa em sua cidade. “O Acessuas Trabalho em Araguaína é um grande sucesso; faz parte da comunidade e está vinculado diretamente às potencialidades de geração de emprego de cada região de nosso município. Temos oficinas constantes, local próprio, equipe técnica bem desenhada, e trabalhamos com o perfil de humanização e sensibilização, tanto do usuário como do possível empregador”, disse Jhenmerson.
No período da tarde, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) participará do evento com a gerente de Qualificação, Cleudiane Mesquita, que fará uma exposição sobre o papel do Sine e buscará junto aos técnicos do MDS e da Secretaria do Trabalho formas de contribuir para o desenvolvimento do Acessuas Trabalho.
Os 13 municípios tocantinenses que repactuaram as metas foram: Aliança, Araguaína, Arraias, Cachoeirinha, Carmolândia, Colmeia, Guaraí, Miranorte, Palmas, Palmeirópolis, Darcinópolis, Itaguatins e Tocantinópolis.
Acessuas Trabalho
É uma iniciativa da Política Nacional de Assistência Social para promover o acesso de seus usuários a oportunidades no mundo do trabalho, por meio de ações integradas e articuladas voltadas para a garantia dos direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade social.