Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Araguaína sediará nos dias 9, 10 e 11 de novembro a segunda edição local da Startup Weekend, um evento global que é considerado o mais importante nas áreas de empreendedorismo e inovação do mundo. Será um fim de semana inteiro em que profissionais de diversas áreas se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar Startups. 

Serão 54 horas seguidas de evento, uma verdadeira jornada que vai iniciar na noite de sexta (9) e terminar na noite de domingo (11), na Faculdade Católica Dom Orione. A expectativa da organização é de aproximadamente 100 participantes divididos em pouco mais de 10 grupos. As inscrições são gratuitas, contemplam todos os tipos de profissionais e estudantes e podem ser feitas no site www.sympla.com.br/startup-weekend-araguaina__363139

A Rensoftware, empresa araguainense especializada no desenvolvimento de softwares de gestão comercial, é patrocinadora do evento e, conforme afirma o diretor Rênye Costa, corrobora este tipo de iniciativa na cidade. 

“Há muitas boas ideias por aí que não têm a oportunidade de serem colocadas no papel. Essa é a hora. Estamos honrados em poder fomentar o Araguaína Startup Weekend, porque faz parte da nossa missão como empresa contribuir para o nascimento e desenvolvimento de negócios inovadores”. 

Celeiro de ideias 

O professor e um dos organizadores do evento, Romualdo Fonseca dos Santos, destaca que a realização do Araguaína Startup Weekend consolida o crescimento do ecossistema da inovação e coloca o município no mapa da tecnologia do Brasil. 

“Esse evento é importante para todo o Tocantins. Ele traz para a nossa cidade uma metodologia para o empreendedorismo e inovação que envolve os jovens e traz para as gerações anteriores uma abordagem que torna muito mais ágil a inovação”, afirma o professor. 

“A organização do evento vai preparar toda uma estrutura física para receber os participantes, de alimentação ao apoio de 10 mentores. As equipes chegam na sexta com a ideia e no sábado e domingo colocam o projeto em prática”, destaca Jacirley Nascimento, Analista Técnico do Sebrae.

Criação e inovação 

O evento vai começar com palco aberto para os participantes apresentarem suas ideias e inspirarem outros a se juntarem a seus times. As ideias mais votadas serão escolhidas. Durante o sábado e domingo, os times trabalharão modelos de negócios e criarão produtos reais e viáveis. Já no domingo, os times apresentam o que construíram e recebem as avaliações dos jurados. Os melhores trabalhos serão premiados.

Aprendizado

Para a professora do curso de Administração, Miriam Mendes, a realização do Startup Weekend contribui com os conhecimentos dos acadêmicos por meio das novas formas de ver, pensar e fazer modelos de negócio.

“Contribui também para um aprendizado no que diz respeito ao empreendedorismo e ao trabalho de equipe, pois, nos novos formatos de negócios, se faz cada vez mais necessário ter um time que possua habilidades diversas. Além disso, traz concepções e mudanças no comportamento dos alunos ao se depararem com novas formas de empreender carregadas de características do mundo digital e tecnológico”, pontua

Sobre o Startup Weekend

A Startup Weekend teve início nos Estados Unidos, em 2007, e busca fomentar ideias inovadoras em um cenário de incertezas. Presente em mais de 150 países, com quase 200 mil participantes em cerca de 3 mil edições, já se consagrou como o maior evento do mundo na área.

O Araguaína Startup Weekend tem o apoio do Sebrae, Centro Universitário Unitpac, Faculdade Católica Dom Orione (FACDO), Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit-TO), Dith2 e o patrocínio da Rensoftware.