Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

O campeão estadual de Futebol Tocantinense sub-19 do ano de 2018 será revelado a noite desta terça-feira, 6 de outubro. A segunda e decisiva partida da final entre Capital Futebol Clube e Palmas Futebol e Regatas será realizada às 20h, no Estádio Nilton Santos. Quem levantar a taça garante, também, uma vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020. Inicialmente a partida estava prevista para a tarde da quarta-feira, 7, mas foi alterada pela Federação Tocantinense de Futebol a pedido do Capital, mandante do jogo de volta.

O primeiro capítulo da decisão terminou com um empate, na tarde do último sábado, 3 de outubro, no Centro de Treinamento da Arse 102, mando de campo do Palmas. Após um primeiro tempo truncado, com as duas equipes em pé de igualdade mas sem criar muitas oportunidades de gol, as duas equipes iniciaram a segunda etapa com outro ritmo. Logo aos 45 segundos Petim abriu o placar para o Palmas.

Com o revés no placar, a equipe rubro-negra teve que correr atrás do prejuízo. O treinador do Capital, Paulo Caroço, promoveu mudanças na equipe, que melhorou na partida, e aos 20 minutos o meia Juninho fez uma bela jogada pela esquerda, driblou o zagueiro e bateu cruzado, empatando o jogo.

Para o técnico do Palmas, Robson Tavares, a participação da equipe na competição mostrou que o trabalho nas categorias de base está dando resultados. 

"Eu tenho falado desde que chegamos às semifinais que a nossa equipe está de parabéns pelo trabalho e pela evolução no campeonato. Temos apenas um jogador de fora do Tocantins e uma média de idade de 17 anos. No primeiro jogo, quando ficamos com um a menos, eles mostraram toda a garra e dedicação ao buscar o gol e depois segurar o empate. Pro jogo de volta a nossa expectativa é que eles joguem o futebol que sabem, e busquem o resultado, mas de toda forma, o nosso projeto de revelação e formação de atletas já ganhou muito nesta competição", avaliou Tavares.

O empate deixa a disputa pela taça em aberto. O Capital FC busca seu terceiro título consecutivo, feito inédito no futebol tocantinense. O troféu do torneio leva o nome de Martiliano Avelino Dias “Martins da Garapa”, uma homenagem da Federação Tocantinense de Futebol a um dos maiores incentivadores do esporte no Estado.

Homenageado

Martins da Garapa nasceu em Morte do Carmo e se tornou uma referência no futebol tocantinense, Pai de cinco filho, entre eles o Rogério Rodrigues, o “RR 10”, com relevantes serviços prestados ao futebol do Tocantins. O falecimento de Martiliano, ocorrida em abril deste ano, foi de grande repercussão na região de Porto Nacional, Monte do Carmo e outros municípios.