Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

As inscrições para a 4ª edição do evento que acontece nessa terça são gratuitas e podem ser feitas no local

As inscrições para a 4ª edição do evento que acontece nessa terça são gratuitas e podem ser feitas no local Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes As inscrições para a 4ª edição do evento que acontece nessa terça são gratuitas e podem ser feitas no local As inscrições para a 4ª edição do evento que acontece nessa terça são gratuitas e podem ser feitas no local

Aberto para a participação da comunidade, o 4º Fórum Municipal do Lixo e Cidadania, realizado pela Prefeitura de Araguaína, tem como objetivo discutir questões relacionadas ao descarte do lixo e saneamento básico. A programação do fórum começa nessa terça-feira, 6, no auditório do Unitpac, na Avenida Filadélfia, no Setor Oeste, das 8h30 às 12 horas.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no local. Participarão profissionais do meio ambiente, além de representantes de organizações não-governamentais (ONGs), faculdades, associações e outros segmentos.

“É fundamental a participação principalmente da população para conhecer as ações ambientais realizadas pelo Município, mas sobretudo para saber a responsabilidade de cada um no cuidado e defesa das causas ambientais, afinal, sozinhos não conseguimos fazer tudo, e a realidade do descarte do lixo precisa ser compreendida por toda nossa comunidade”, destacou a superintendente do Meio Ambiente, Luana Barbosa.

Abrirá a manhã de debates a palestra “Panorama dos Resíduos Sólidos de Araguaína: repensar, recusar, reduzir, reutilizar, reciclar”. Mesas redondas com a participação do público também farão parte das atividades do evento.

Araguaína Sustentável

Araguaína foi eleita, em 2017 e 2018, Cidade Sustentável no Prêmio Mérito Ambiental, concedido pelo Governo do Estado. A conquista foi pelas ações desenvolvidas para conscientização e preservação do meio ambiente, como a reutilização e destinação de pneus na construção de horta orgânica em escolas municipais.

Outro exemplo de ação sustentável de destaque no município é o trabalho da Escola de Artes, que desenvolve objetos decorativos, a partir de materiais reciclados de resíduos sólidos.

Programação

8h – Credenciamento;

8h30 – Abertura e Palestra “Panorama dos resíduos sólidos de Araguaína”. Palestrante: Leandro Rosa;

9h30 – Mesa redonda de resíduos sólidos;

9h50 – Coffee break;

10h – Palestra “A importância socioambiental do saneamento básico”. Palestrante: Ilana Noronha;

11h – Mesa redonda saneamento básico.