Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Depois do Outubro Rosa, o Sesc Tocantins continua a toda com mais uma campanha de Saúde. O Novembro Azul chegou e a unidade móvel Sesc Saúde Mulher segue com os atendimentos gratuitos no estacionamento interno do Centro de Atividades de Palmas, que fica na 502 Norte, com os agendamentos sendo realizados das 8h às 11h30 e a entrega de resultados das 14h às 17h30. Iniciados no último dia 02 de outubro, em 30 dias, já foram realizadas mais de 400 mamografias e mais de 300 prevenções (Papanicolaou). Para fazer o seu agendamento, cada mulher deve apresentar os documentos pessoais e o Cartão SUS. Os atendimentos seguem até o dia 14 de dezembro.

Mas não são apenas as mulheres de Palmas que estão podendo realizar esses serviços gratuitos em Saúde. Caravanas estão vindo de outras cidades. Um exemplo são as 33 mulheres de Tocantinópolis, distante cerca de 530 km da capital, e que vieram e foram atendidas no último dia 5.

Para Rosângela Machado Álvares, técnica em Enfermagem da Prefeitura Municipal de Tocantinópolis, os serviços oferecidos gratuitamente pela Unidade Móvel Sesc Saúde têm uma importância enorme, não só para ela, mas para todas as mulheres que vieram. “Até porque a gente não tem acesso a esses serviços lá na nossa cidade, e quando a gente precisa fazer esse exame, a gente precisa se deslocar de lá até Araguaína”, ressaltou a técnica.

Já para a dona de casa Maria de Lurdes Barros de Araujo, 61 anos, essa viagem significou tudo para ela. “Significou a minha vida. Eu vim atrás da minha vida, da minha saúde. Eu amei o atendimento aqui no Sesc, pra mim foi de primeiro mundo”, disse a dona de casa.

E já estão agendadas as caravanas de Aparecida do Rio Negro, nos dias 08, 09 e 22 de novembro; Pium, no dia 13 de novembro; e Dois Irmãos do Tocantins, nos dias 19, 20, 21 e 23 de novembro.

Seguindo o previsto, estão sendo realizados diariamente no Sesc Saúde Mulher, 32 mamografias e 20 prevenções (Papanicolaou). Em outubro, foram 413 mamografias realizadas, e 326 prevenções.

Em todo o período de atendimentos da carreta – entre outubro e dezembro – a meta é atender cerca de 3.000 mulheres, entre serviços de prevenções, mamografias e Educação em Saúde (palestras).

Durante esse período estão realizadas também ações educativas em Saúde, a exemplo das campanhas Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização das mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Nesta, foram realizadas duas palestras, uma no dia 17 de outubro no Tênis Sesc, que fica no Jardim Aureny III, e a outra, no dia 22, no Mesa Brasil Sesc, na 103 Norte.

E a campanha Novembro Azul, voltada à toda a sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, buscando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Para realizar a Mamografia, a mulher deve ter idade entre 40 e 69 anos, e apresentar a carteira de Identidade, CPF, Cartão Sus e comprovante de endereço. Todos esses documentos devem estar em cópia legível, em uma única folha.

Quanto ao Papanicolau (prevenção), a mulher deve ter idade entre 18 e 70 anos, e que já tenha tido relação sexual. Quando da consulta, deverá apresentar a seguinte documentação: Carteira de Identidade, CPF e Cartão Sus. Não é necessário apresentar cópias desses documentos, apenas os originais.

Sesc Saúde Mulher

Uma resposta estratégica do Sesc à elevada incidência de câncer de mama e de colo de útero no país, além de importante apoio ao Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero do Ministério da Saúde, o Sesc Saúde Mulher promove ações educativas e realiza em mulheres, exames de mamografia e citopatológico, popularmente conhecido como Papanicolaou, buscando o rastreamento e prevenção das doenças que mais atingem o público feminino: os cânceres de mama e do colo do útero.

A unidade móvel Sesc Saúde Mulher segue atendendo gratuitamente no Centro de Atividades de Palmas (502 Norte), até o dia 14 de dezembro deste ano, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30 no estacionamento interno da unidade.