Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A líder comunitária dona Raimunda Gomes da Silva, a quebradeira de coco, morreu no início da noite desta segunda-feira, 7, aos 78 anos. Ela faleceu em decorrência de problemas respiratórios e diabetes, no povoado Sete Barracas, no município de São Miguel do Tocantins, onde residia. 

Segundo o site Voz do Bico a líder extrativista chegou a receber atendimentos médicos durante a tarde na comunidade, mas passou mal no início da noite por volta das 19 horas e não resistiu.

Dona Raimunda era uma porta voz das trabalhadoras rurais extrativistas, e lutou em defesa do meio ambiente e direitos das mulheres. Reconhecida mundialmente, em 2005, integrou a lista mundial das mil mulheres que concorreram ao prêmio Nobel da Paz.

Devido a atuação na defesa dos direitos das mulheres trabalhadoras, principalmente na região do Bico do Papagaio, a líder extrativista recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Tocantins e prêmios como o Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeira da Silva (Assembleia Legislativa do Tocantins) e o Diploma Bertha Lutz (Senado da República) concedido às mulheres que ofereceram relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões de gênero no Brasil.

Perfil

Dona Raimunda Gomes da Silva, nasceu e foi criada em Novo Jardim/MA. Filha de agricultores, com 10 irmãos, casou-se aos 18 anos, teve uma vida difícil e decidiu abandonar o marido 14 anos depois para criar sozinha os seis filhos, trabalhando como lavradora. Baixinha de traços e personalidade fortes, na sua fala simples, misturava temas do cotidiano para tocar em feridas sociais em seus discursos, seja nas comunidades agrícolas ou nos palácios por onde passou. Nunca estudou, mas foi uma líder nata.

Em 1991 fundou, junto a outras mulheres, a Associação Regional das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio (Asmubip). Começaram a promover encontros para discutir seus direitos, primeiro nos municípios mais próximos e, em seguida, nos estados vizinhos. Logo, em 1992, criaram o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), que hoje é atuante nos estados do Pará, Tocantins, Piauí e Maranhão. 

Notas de Pesar 

Por meio de nota o governador Mauro Carlesse lamentou a morte da líder comunitária e disse que "Estado do Tocantins perde uma de suas maiores líderes. Dona Raimunda construiu uma extensa folha de serviços ao nosso Estado e ao Brasil, por desenvolver um importante serviço comunitário e também como trabalhadora rural e ativista de destaque nacional, que por sua atuação recebeu, entre outros, o prêmio Bertha Luz, concedido pelo Senado Federal", afirmou.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, afirmou que o "Tocantins perdeu hoje uma das lideranças sociais e ativista política mais expressiva da sua história". A prefeita da capital disse que Dona Raimunda deixa "um legado de vida incontestável" e completou: "Sua dedicação à um mundo mais justo e igualitário será referência para as gerações futuras. Sua simplicidade e dedicação ao próximo é um exemplo que nos inspira".

O senador eleito pelo Tocantins, Eduardo Gomes, também lamentou a morte da líder popular e manifestou profundo pesar. Segundo Eduardo Gomes, Dona Raimunda "honrou o nome do Tocantins e fez com que o mundo conhecesse as quebradeiras de coco".

Confira abaixo as notas de Pesar.

Nota de Pesar Governador

Com muito pesar, recebi a notícia da morte de Raimunda Gomes da Silva, carinhosamente conhecida como Dona Raimunda Quebradeira de Coco, na noite desta quarta-feira, 7.

O Estado do Tocantins perde uma de suas maiores líderes. Dona Raimunda construiu uma extensa folha de serviços ao nosso Estado e ao Brasil, por desenvolver um importante serviço comunitário e também como trabalhadora rural e ativista de destaque nacional, que por sua atuação recebeu, entre outros, o prêmio Bertha Luz, concedido pelo Senado Federal.

Dona Raimunda Foi uma das fundadoras do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), criado em 1991 e atuante nos estados do Pará, Tocantins, Piauí e Maranhão.

Nesse momento de luto e de dor, rogo ao nosso amado e eterno Deus que console os corações dos familiares, amigos e de todos os tocantinenses que certamente sentem esse momento de perda.

Mauro Carlesse

Governador do Tocantins

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar Prefeita de Palmas 

O Tocantins perdeu hoje uma das lideranças sociais e ativista política mais expressiva da sua história. Dona Raimunda Gomes da Silva parte neste 7 de novembro, mas deixa para todos nós, um legado de vida incontestável. 

Defensora incansável dos direitos das mulheres quebradeiras de coco do Bico do Papagaio, D. Raimunda utilizou-se do seu reconhecimento político para dar voz e valor às causas dos extrativistas da Amazônia. 

Sua dedicação à um mundo mais justo e igualitário será referência para as gerações futuras. Sua simplicidade e dedicação ao próximo é um exemplo que nos inspira.

Sou solidária a todos àqueles que sofrem a sua perda. Que Deus console sua família, seus amigos e admiradores e a receba em sua morada.

Meu respeito e admiração, D. Raimunda. Descanse em paz!

Cinthia Ribeiro
Prefeita de Palmas

---------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar 

Manifesto profundo pesar pelo falecimento da maior líder comunitária do Tocantins, Raimunda Gomes da Silva, a Dona Raimunda Quebradeira. Seu trabalho e sua liderança ultrapassaram as fronteiras do Tocantins e do Brasil. O Tocantins e o Brasil perdem uma mulher que exerceu a cidadania em toda sua plenitude. Dona Raimunda foi festejada em comunidades e universidades, virou Doutora Honoris Causa, foi recebida por políticos, lideranças empresariais, governadores, presidentes e em todas as ocasiões honrou o nome do Tocantins e fez com que o mundo conhecesse as quebradeiras de coco. Que Deus possa amenizar a dor dos corações de parentes e amigos e que a receba com toda dignidade que sua alma merece.

Eduardo Gomes

Senador Eleito pelo Tocantins

---------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar

O Brasil e o Tocantins perdem hoje uma das grandes referências brasileiras na luta pelos direitos das mulheres trabalhadoras do campo, a nossa amiga e companheira Raimunda Gomes da Silva, a Dona Raimunda Quebradeira de Coco. Ela que graças ao seu ativismo e liderança, se tornou símbolo em defesa das mulheres quebradeiras de coco, na região do Bico do Papagaio, norte do Tocantins.

Tive a honra de conhecer de perto essa grande mulher de alma bondosa. Uma guerreira leal, que ousou sonhar e lutar, abrindo mão de viver sua vida para trabalhar com determinação em defesa do direito ao homem e à mulher do campo de ter um pedaço de terra para viver com dignidade e respeito.

A vida de Dona Raimunda foi marcada pela persistência em construir uma sociedade mais justa e fraterna. Teve seu trabalho reconhecido pelo mundo, viajou vários países e foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

Lamentamos a sua partida e só temos a agradecer o apoio que sempre recebemos de Dona Raimunda, do seu esposo Cipriano e toda a sua família.

Seu exemplo e sua força, jamais morrerão. Sua luta torna-se um legado precioso com o qual nos comprometemos honrar e preservar, de modo que seu exemplo de dedicação continue inspirando pessoas. Dona Raimunda ficará em nossos corações.

Neste momento de angústia e dor, deixo meus sinceros sentimentos de pesar aos familiares e amigos de Dona Raimunda, que Deus possa confortar os corações de todos.

Paulo Mourão

Deputado Estadual

--------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar

O deputado estadual Osires Damaso, manifesta profundo pesar pelo falecimento, nesta quarta-feira, 7, da Dona Raimunda Gomes da Silva, conhecida como "Raimunda Quebradeira de Coco", uma grande líder comunitária em Povoado de São Miguel do Tocantins, região do Bico do Papagaio. 

"Hoje o Tocantins perdeu uma das grandes líderes comunitárias, trabalhadora rural e ativista política. E neste momento doloroso, quero externar meus sentimentos e solidarizar-me com os familiares. Rogo ao Pai para que conforte os corações diante desta perda irreparável". 

Osires Damaso

--------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar

É com enorme pesar que recebemos a notícia da morte de Dona Raimunda, quebradeira de coco, ela que se destacou e se tornou conhecida por sua forte atuação como líder e mulher quebradeira de coco do Bico do Papagaio, fez história, cravou seu nome na militância nacional pelos direitos das mulheres trabalhadoras agrárias, deixou um legado de luta, força e respeito. 
Dona Raimunda foi um exemplo de mulher brasileira grande, à frente de seu tempo, que rompeu barreiras, dificuldades e escassez de oportunidades, ela se foi, mas sua luta continuará viva. 

Nilton Franco 
Deputado Estadual

---------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar

Foi  com muita tristeza que recebi a notícia da morte da Dona Raimunda, a Quebradeira de Coco, uma das maiores lideranças políticas do nosso Tocantins.

Seu ativismo serve de modelo e inspiração para a sociedade.

Neste momento de dor e pesar, deixo meus sinceros sentimentos aos seus familiares, aos seus amigos e a toda a sociedade tocantinense.

Que Deus possa confortar os corações de todos.

Amália Santana

Deputada Estadual

-----------------------------------------------------------------------------------------

Nota Partido dos Trabalhadores 

O Partido dos Trabalhadores do Tocantins (PT-TO), na pessoa do seu presidente, deputado estadual Zé Roberto, lamenta o falecimento de Raimunda Gomes da Silva, de 78 anos. Ela morava no povoado Sete Barracas, município de São Miguel do Tocantins, norte do Estado, onde lutou, desde a década de 1980, pelo reconhecimento do trabalho das quebradeiras de coco de sua região.

Dona Raimunda faleceu em sua residência na noite desta quarta-feira, 7, e deixa em todos os seus companheiros e companheiras de luta, o exemplo de uma mulher aguerrida, que chegou a ser recebida pelo presidente da República, Lula em 2007, e tem na sua representatividade a força da mulher do campo, da mulher tocantinense, da mulher que não se furta à luta.

Determinação marcou a árdua jornada da nossa grande líder, dona Raimunda Quebradeira de Coco; e hoje nos despedimos com imenso pesar desta mulher que foi referência de liderança comunitária no Bico do Papagaio, no Tocantins e em todo Brasil.

Lamentamos profundamente desejando o conforto aos corações de seu esposo, filhos, familiares, amigos e todos que dona Raimunda inspirou e ainda irá inspirar na constante busca pelo reconhecimento dos direitos do povo do campo, do povo trabalhador.

Deputado estadual Zé Roberto

Presidente do PT-TO

-------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar 

O Tocantins está em luto pela perda da líder comunitária Raimunda Quebradeira, ocorrida na noite desta quarta, 7, em sua residência, no povoado Sete Barracas, em São Miguel do Tocantins.

Seu indiscutível legado de luta pela valorização das quebradeiras na região Norte do Tocantins não será esquecido. Sua bandeira em defesa dos segmentos extrativistas, especialmente das mulheres quebradeiras de coco, renderam-lhe reconhecimento e principalmente visibilidade e reconhecimento ao segmento.

Aos familiares e amigos que sofrem hoje sua falta, estendemos o nosso desejo de conforto do céu, única fonte de refrigério neste momento.

Deputado Vilmar

Presidente do Solidariedade Tocantins

-------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesa 

Com imensa tristeza, lamento o falecimento de Dona Raimunda Quebradeira de Coco, ocorrido na noite desta quarta-feira, 07, no Assentamento Sete Barracas, no Bico do Papagaio.

Dona Raimunda sempre será um ícone no ativismo do Estado do Tocantins, atuando na defesa dos direitos das mulheres quebradeiras de coco.

Sua garra, luta e determinação serão lembradas por todos os tocantinenses. Sua força inspira um Tocantins melhor a cada dia.

Aos familiares, minhas sinceras condolências.

Senadora Kátia Abreu

---------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar Defensoria Pública 

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) lamenta, com imenso pesar, o falecimento da ativista e líder comunitária Raimunda Gomes da Silva, mais conhecida como Dona Raimunda Quebradeira de Coco. Ela faleceu na noite desta quarta-feira, 7, aos 78 anos, na cidade em que morava, São Miguel do Tocantins, município localizado a 624 Km de Palmas, na região do Bico do Papagaio.

Dona Raimunda sempre foi atuante nos movimentos sociais e na comunidade de trabalhadores rurais, repassando seus conhecimentos a outras gerações, na luta pela igualdade e inclusão social. Mais do que expoente da luta das quebradeiras de coco do Bico do Papagaio, Dona Raimunda representou a mulher trabalhadora rural com destaque nacional e internacional, tanto que por sua atuação recebeu, entre outros, o título de doutora honoris causa pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), o prêmio Bertha Luz, concedido pelo Senado Federal, e foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

Inteligente, atuante e com extremo senso sobre a importância da coletividade, a ativista rompeu fronteiras de sua própria cultura e viajou por países como a Índia, Canadá, EUA e França levando sua defesa no que se refere aos direitos humanos e fundamentais.

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins solidariza-se com a família, amigos e toda a comunidade da região de dona Raimunda, desejando conforto, fé e força. E por tudo que Dona Raimunda representa, a DPE-TO deseja que ela seja sempre lembrada com respeitosas deferências relacionadas à sua dedicação e trabalho pelo bem comum e pela luta para que todos e todas tenham acesso a seus direitos.

 Defensoria Pública do Estado do Tocantins

--------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar

O Tocantins perdeu uma grande líder, Raimunda Gomes da Silva, conhecida como dona Raimunda Quebradeira de Coco, que lutou desde a década de 1970 pelos direitos das quebradeiras de coco e contras as injustiças cometidas no Bico do Papagaio. 

Dona Raimunda fundou no início de 1990 a Associação Regional das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio (Asmubip), para ampliar a articulação das quebradeiras, ela foi uma das mentoras do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), com atuação nos estados do Pará, Tocantins, Piauí e Maranhão.

Dona Raimunda recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Tocantins e prêmios como o Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeira da Silva da Assembleia Legislativa do Tocantins) e o Diploma Bertha Lutz do Senado concedido quem teve relevante contribuição na defesa dos direitos da mulher e questões de gênero. Em 2005, integrou a lista mundial das mil mulheres que concorreram ao prêmio Nobel da Paz.

O SISEPE-TO lamenta pelo seu falecimento e se solidariza pelos seus familiares e amigos. Dona Raimundo partiu aos 78 anos e deixou um grande legado aos tocantinenses e aos brasileiros.

Sindicato dos Servidores Públicos no Tocantins (SISEPE-TO)

-------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de pesar  

Recebemos a triste notícia do falecimento de dona   Raimunda Gomes da Silva, mais conhecida como Raimunda quebradeira de coco, nesta quarta-feira, 7. Trabalhadora rural, se tornou um grande símbolo de ativismo e ajudou a fundar o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB).Tive o prazer e conhecer e mesmo com poucas conversas já podemos perceber a representatividade que ela passava. Perdemos um grande exemplo de mulher e força, e neste momento de dor peço a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos de dona Raimunda.Descanse em paz! 

Deputado estadual Valdemar Júnior

-------------------------------------------------------------------------------------------