Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Servidores públicos do município de Filadélfia, no norte do Estado, estão enfrentando problemas com a administração pública. Eles relatam constantes atrasos nos pagamentos e indefinição de uma data correta para que possam receber o pagamento. “Nós recebíamos sempre no dia 30 de cada mês, isso há umas três gestões atrás. Depois que o atual prefeito assumiu ele mudou a data de pagamento para o dia 10 por pelo menos uns 5 meses e depois começou a atrasar tudo. Hoje em dia não temos data certa para receber”, informou um servidor da prefeitura que pediu para não ser identificado. O atual prefeito de Filadélfia é Ivanilzo Gonçalves de Alencar (PMDB).

Segundo o servidor, há pelo menos 5 meses os servidores estão recebendo pagamento atrasado. “O salário de setembro nós recebemos em 18 de outubro e o de outubro até agora nada”, relatou.

Os servidores denunciam ainda outros problemas, como a falta de pagamento da indenização de férias e também o décimo terceiro salário que deveria ser na data de aniversário dos servidores. “Tem gente que tirou férias há cinco meses e até hoje não recebeu. Já o décimo terceiro, tem servidor que fez aniversário em janeiro e também não viu o dinheiro”, contou outro servidor que também não quis divulgar o nome.

Denúncia

Devido a estes problemas os servidores procuraram a Associação dos Servidores Públicos Municipais no Estado do Tocantins (ASPEMET) para fazer uma denúncia. Segundo Ronaldo Sérgio Alves de Sousa, presidente da entidade, “o que o município está fazendo é um absurdo, pois é inaceitável que os servidores recebam seus salários com atraso e ainda não ter uma data definida para que esses pagamentos estejam em suas contas. Já sobre as férias, a lei é bem clara, o servidor tem que receber seu um terço de férias no mês em que está gozando delas”.

Segundo Ronaldo, a prefeitura também não tem autorizado que o departamento de recursos humanos da prefeitura faça o desconto em folha destinado à entidade dos servidores que são associados. De acordo com ele, seria uma forma de impedir a atuação da associação junto aos servidores do município.

A ASPEMET informou ainda que irá adotar medidas judiciais para cobrar os direitos dos servidores de Filadélfia.

Sem resposta

O Conexão Tocantins tentou por diversas vezes fazer contato com a prefeitura de Filadelfia para obter uma resposta com relação aos problemas denunciados pelos servidores. Todas as ligações foram redirecionadas para departamentos que disseram não responder pelo problema.